A Fundação Getulio Vargas (FGV), através da FGV Cidades e da FGV na companhia, em parceria com o Banco Do Brasil e com o apoio da Tesouro Nacional, está aceitando registros para duas edições gratuitas dos MBAs executivos, como treinando estatais e agentes públicos municipais. As iniciativas se concentram na aplicação dos princípios ESG (ambientais, sociais e de governança) na administração pública e estruturando parcerias públicas-privadas sustentáveis (PPPs).
O MBA Executivo na ESG em Gestão Pública está aberta para registro de 8 de julho a 8 de agosto. Destinado a funcionários em administração direta e indireta nos níveis estadual e municipal, o curso capacita os gerentes a liderar projetos de impacto socioambiental e implementar políticas públicas alinhadas com as metas de desenvolvimento sustentável (SDGs). As aulas começarão em 16 de outubro.
Cada entidade pode registrar uma equipe de três pessoas, que se desenvolverão, ao longo do curso, um projeto aplicável à realidade institucional local. As propostas devem demonstrar potencial de viabilidade, inovação e replicação, contribuindo para a melhoria da gestão pública.
Em sua terceira edição, o MBA Executivo em PPPs e concessões sustentáveis também estará aberto para registro entre 28 de julho e 28 de agosto. O curso prepara os participantes para estruturar projetos de infraestrutura com base em sustentabilidade, inovação e segurança legal, levando em consideração os desafios operacionais e financeiros da administração pública.
Ambos os programas são gratuitos, com custos cobertos pelo Banco do Brasil. As despesas de viagem e acomodação durante os estágios pessoais são de responsabilidade das instituições participantes.
Combinando teoria e prática, o MBA no ESG aborda tópicos como governança pública, tecnologias verdes, inclusão social e finanças sustentáveis. “Queremos que os alunos deixem o curso pronto para criar projetos reais que trabalhem na prefeitura, no estado, com os recursos que possuem. O MBA foi projetado para ajudar as pessoas da vanguarda efetivamente o guia o debate ESG e mostrar como gerar impacto socioirambiental”, diz Sarah Marinho, coordenadora acadêmica do programa.
De acordo com Ciro Biderman, diretor da FGV Cidades, “o MBA no ESG é uma resposta concreta à necessidade de conectar a administração pública subnacional aos principais marcos do desenvolvimento sustentável. A educação capacita os agentes públicos a formular políticas que geram impacto real baseado em evidências, transparência e justiça social.”
Patricia Mello, coordenadora geral dos programas, acrescenta: “O curso surge da audição atenta das demandas de agentes públicos. Assim como o MBA em PPPs sustentáveis, ele procura traduzir os princípios de sustentabilidade, inclusão e governança em políticas públicas aplicáveis, fortalecer as capacidades institucionais em territórios” ”
O Secretário do Tesouro Nacional, Rogétio Ceron, também destacou a importância do treinamento: “Estamos dando outro passo importante, contribuindo para o treinamento de líderes em ESG e concessões sustentáveis. Esta é uma agenda global que precisa ser incorporada de maneira inteligente e consistente à gestão pública brasileira.”
O gerente executivo do Banco Do Brasil, Walleria Viana Sampaio, enfatiza: “O Banco do Brasil reafirma sua liderança, apoiando o treinamento de líderes capazes de integrar a sustentabilidade na estratégia e inovação em gestão pública. É um compromisso com gerações futuras e construir um país mais justo, verde e inclusivo” ”.
Serviço:
MBA executivo em ESG em gestão pública
Registro: 8 de julho a 8 de agosto: Clique aqui
MBA executivo em PPPs e concessões sustentáveis
Registro: 28 de julho a 28 de agosto: Clique aqui