Com indicativo da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), foi anunciado o momento em que se encontram os rios Purus, Juruá, além dos afluentes Iaco e Acre

Todos eles ficam pela Amazônia, alcançando o Peru e também passando por outros estados do país. Configurando-se como baixa, as chuvas não estão conseguindo se intensificar.

Contando com publicação no Diário Oficial da União, essa questão problemática preocupa ainda mais os setores responsáveis.

A aflição hídrica

Com validade até o dia 31 de outubro, a resolução tem o propósito de descobrir o que está acontecendo, em que a falta de chuva está impactando os rios. Propostas devem se constituir visando o melhor. Indo além, ainda será possível que os responsáveis pelo saneamento cumpram aquilo que visa ajudar quanto aos valores adicionais da falta de água.

Informações devem ser passadas aos moradores, que terão que agir com precaução e utilizar a dosagem correta de água. Neste momento de desastre, é fundamental sinalizar ao governo, especialmente porque os estados devem saber mais a respeito da situação. A ajuda da União é essencial.

Segundo indicativos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), eles se referem aos rios Acre, Purus e Juruá, onde o índice de pouca chuva está abaixo da média. Com indicação até outubro, é possível que a média permaneça a mesma, com questões meteorológicas relatadas, bem como a ação do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

Outra preocupação é quanto ao vazante. Este, por sua vez, atua nas bacias de Juruá e Purus, ocorrendo uma decaída das águas, onde antes houve uma cheia. Já ele acontece entre junho e novembro. Mesmo que exista esse problema, não é considerado um momento de seca, apenas que os níveis estão baixos, principalmente pelo que se espera do momento.

Portanto, pode ser que exista uma prorrogação quanto à informação da ANA, necessitando de checagens, onde a falta de chuva pode se estender e tudo ficar ainda mais escasso. A outra chance é de que a elevação aconteça, sendo que as chuvas podem se intensificar, barrando o pedido antes mesmo daquilo que foi imposto.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *