Faça Pelo Mundo: Care Plus lança movimento para chamar atenção à sustentabilidade na saúde suplementar | Care PlusLuiz Camargo, presidente do grupo Care Plus — Foto: Divulgação

Formado por uma cadeia de elos muito bem amarrados, o setor de Saúde vem buscando soluções que promovam sua sustentabilidade. Ações negativas, como mau gerenciamento de recursos e pouca atenção ao meio ambiente, são capazes de repercutir em todo o ecossistema. O estudo da consultoria Ernst & Young (EY), encomendado pelo Instituto de Estudos da Saúde Suplementar (IESS), mostrou que só em 2022 as fraudes e os desperdícios causaram perdas financeiras de R$ 34 bilhões.

Para mudar esse cenário, muitas iniciativas têm sido assinadas e chanceladas por empresas. Como é o caso do grupo Care Plus, que lançou, em 2024, o movimento “Faça Pelo Mundo”. Líder de mercado no segmento premium empresarial, com soluções em Medicina, Odontologia, Ocupacional e Prevenção, o grupo integra a Bupa, uma das maiores operadoras de saúde do mundo, e atende a mais de 600 mil pessoas no Brasil desde 2023. O movimento, que é veiculado nos canais oficiais da empresa, destaca o foco no cliente presente no DNA da operadora e amplia as conversas sobre meio ambiente, sociedade e governança.

No pilar de Governança, o grupo destaca o combate às fraudes e aos desperdícios. “Investimos em tecnologia de ponta aplicada em processos robustos e concisos, equipes capacitadas e com olhar apurado, e comunicação transparente e efetiva com todos os elos do ecossistema [colaboradores, clientes, beneficiários, corretores, prestadores e fornecedores]”, conta Luiz Camargo, presidente da companhia. E os frutos já estão sendo colhidos: até setembro de 2024, do montante evitado em perdas somente em sinistros suspeitos, foi possível economizar 86% na comparação com o mesmo período do ano anterior. Por fraude, o grupo entende a prática comprovada que atenta contra a sustentabilidade financeira, que pode ser caracterizada por quebra de recibo, falsificação ou omissão de informações na declaração de saúde, uso do plano por terceiros, declaração falsa de procedimentos médicos, cobrança de reembolsos de procedimentos não realizados, reembolso sem desembolso, prolongamento indevido de internações e muito mais.

Mas sustentabilidade não é só combate a fraudes ou a desperdícios. No pilar Ambiental, uma das metas do grupo, globalmente, é eliminar, até 2040, 100% das emissões de CO2. E ele se mistura com o pilar Social – “fusão” que tem marcado a história da companhia: desde 2023, com o desafio Healthy Cities – também global –, incentiva colaboradores e convidados externos a praticarem exercícios físicos e a se integrarem à cidade. Em 2024, o desafio mobilizou 1.619 pessoas e resultou em 247.176.254 passos (o equivalente a 182.910,43 km percorridos). Além disso, têm reforçado parcerias com instituições voltadas ao atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, como o Instituto Devolver. Na campanha Natal Solidário 2024, o grupo engajou seus mais de mil colaboradores e atendeu a mais de duas mil crianças e suas famílias, em oito estados do Brasil.

A partir de 2025, parcerias estratégicas serão ainda mais disseminadas e baseadas em metas específicas, encontros periódicos e reportes constantes entre todos os pontos de contato da operadora.

Segundo Luiz Camargo, infelizmente, há uma falsa sensação comum de que a saúde suplementar está distante da sociedade e de que os planos pensam apenas em lucro. “Empresas sérias, como o grupo Care Plus, conduzem seus negócios baseadas em pessoas, interna e externamente. Por isso, quanto mais conscientes e empáticas elas forem, mais autonomia terão sobre suas jornadas de saúde e mais preparadas serão para cuidarem de si mesmas, de seus benefícios, da sociedade e do planeta. Mais do que um compromisso, este convite está refletido em nosso propósito: ajudar as pessoas a viverem vidas mais longas, saudáveis, felizes e criar um mundo melhor”, conclui.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *