
O Parque Nacional de Yellowstone abriga mais de 10.000 fontes hidrotermais. O Parque, que abrange quase 4.500 km² em três estados nos EUA, é um dos locais geologicamente mais ativos do planeta. As características hidrotermais incluem bancos de lama, fumarolas, gêiseres e fontes termais. Esses ambientes extremos abrigam microrganismos capazes de suportar altas temperaturas e ambientes ácidos ou alcalinos.
Em abril de 2025, geólogos do Observatório Vulcânico de Yellowstone notaram uma poça de água azul-leitosa durante observações de rotina. O intrigante é que ela não estava lá alguns meses antes.
A nova piscina formada está localizada na Bacia do Gêiser Norris, conhecida pelas mudanças drásticas de temperatura da água e pelos frequentes eventos de gêiseres. Esta área abriga o Gêiser Steamboat, que ocasionalmente lança água quente a mais de 100 metros de altura com pouca ou nenhuma regularidade.
Yellowstone National Park geologists recently identified a new thermal feature in Norris Geyser Basin. It’s formation may have coincided with a visit from St. Nicholas. It’s rhyme time in today’s #Yellowstone #CalderaChronicles!https://t.co/8I9djaunuD pic.twitter.com/UdLXt9cl3p
— USGS Volcanoes (@USGSVolcanoes) July 14, 2025
Após a descoberta da Piscina Azul em abril deste ano, geólogos revisaram imagens de satélite arquivadas da área, de meses anteriores. Não havia indícios de uma piscina antes de 19 de dezembro de 2024. As imagens de satélite mostraram uma pequena depressão que se formou em 6 de janeiro, com uma piscina de água começando a preencher o buraco em 13 de fevereiro.
Após uma investigação mais aprofundada, os geólogos do parque notaram pequenas pedras com cerca de 30 cm de diâmetro espalhadas pela área. As pedras estavam cobertas por uma lama cinza-clara. Isso sugeria que algum tipo de erupção violenta havia ocorrido no local, criando a piscina Azul.
Não foram encontradas evidências de erupção nos dados de satélite examinados. No entanto, dados acústicos daquele período revelaram eventos sonoros abruptos na época da formação da piscina. Isso sugere que uma série de explosões hidrotermais — não fortes o suficiente para abalar o solo — levou ao nascimento desta nova piscina hidrotermal.
As características da nova piscina termal
A nova piscina tem cerca de 5 metros de diâmetro e água que atinge temperaturas de 43°C. Ela está localizada a oeste de Tree Island, a cerca de 200 metros das atuais passarelas de visitantes. A extraordinária cor azul leitosa se deve à presença de sílica dissolvida na piscina. A sílica é comumente encontrada em fluidos geotérmicos e também é o principal ingrediente na fabricação da maioria dos tipos comuns de vidro.
Is Yellowstone on the brink
Detailed Description
Animated GIF of high-resolution satellite images of the Porcelain Basin area of Norris Geyser Basin, Yellowstone National Park, showing the development of a new thermal pool in the circled area. There pic.twitter.com/B1Zw3NipFu— PatrickHarry (@PatrickMcn59993) July 17, 2025
Yellowstone é frequentemente palco de erupções violentas e abruptas devido à caldeira em que se encontra. É por isso que os geólogos monitoram a atividade hidrotermal do parque tão de perto e têm os recursos necessários para detectar eventos dramáticos.
Assim, embora a piscina seja notável por sua aparência e formação abrupta, o fato de ter sido desencadeada por uma série de eventos geotérmicos pouco notáveis é intrinsecamente fascinante.