“Explosões na capital. As forças de defesa aérea estão em funcionamento. Permaneçam nos abrigos!”, disse o presidente da Câmara de Kiev, Vitali Klitschko, no Telegram.
“Por favor, permaneçam em locais seguros! O inimigo está a atacar a capital”, declarou, por sua vez, o chefe da administração militar local, Timur Tkatchenko.
A Força Aérea da Ucrânia anunciou também um alerta aéreo em todo o país às primeiras horas de sábado e informou nas redes sociais que drones e mísseis estavam a sobrevoar várias regiões da Ucrânia, incluindo a capital.
Os jornalistas da AFP em Kiev ouviram várias explosões fortes pelas 1.30 horas locais (23.30 horas de sexta-feira em Portugal continental), algumas acompanhadas de clarões intensos.
O alerta aéreo surge no momento em que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se prepara para se reunir com o presidente Donald Trump na Florida, no domingo, para discutir uma proposta de plano para pôr fim aos combates que mataram dezenas de milhares de pessoas desde 2022. A Rússia acusou Zelensky e os seus aliados da União Europeia (UE), na sexta-feira, de tentarem “sabotar” o plano mediado pelos EUA. O plano mais recente é uma proposta de 20 pontos que congelaria a guerra na atual linha da frente, mas abriria caminho para a Ucrânia retirar tropas do leste, onde poderiam ser criadas zonas tampão desmilitarizadas, de acordo com detalhes revelados por Zelensky esta semana.
