Explosões foram registradas nesta segunda-feira (23/6) em Doha, capital do Catar, aumentando os temores de um agravamento do conflito entre Irã, Estados Unidos e Israel. A capital abriga a Base Aérea de Al Udeid, a maior instalação militar norte-americana no Oriente Médio. Uma base dos EUA no Iraque também foi alvo de ataques.

Autoridades israelenses relataram que ao menos dez mísseis foram lançados em direção ao Catar, e outro atingiu território iraquiano. Ainda não há informações confirmadas sobre vítimas.

Segundo fontes da Casa Branca, tanto o governo dos EUA quanto o Departamento de Defesa estão monitorando as ameaças à base de Al Udeid, que já teve parte de seus militares e aeronaves removidos nos últimos dias.

Como medida preventiva, o governo do Catar anunciou o fechamento temporário do espaço aéreo. Em comunicado nas redes sociais, o Ministério das Relações Exteriores afirmou que a decisão tem o objetivo de proteger cidadãos, residentes e visitantes.

Escolas também foram fechadas e as embaixadas dos Estados Unidos e do Reino Unido recomendaram que seus cidadãos permaneçam em casa até novo aviso.

O aumento da tensão ocorre após o ex-presidente Donald Trump autorizar, no último sábado (21/6), bombardeios a instalações nucleares no Irã. Em resposta, Teerã ampliou seus ataques, que antes se concentravam em Tel Aviv e Haifa, em Israel, para outras regiões estratégicas.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *