Por Can Sezer

Explosões atingiram nesta sexta-feira dois navios-tanque da frota não oficial da Rússia no Mar Negro, perto do estreito de Bósforo, na Turquia, causando incêndios nas embarcações, e foram lançadas operações de resgate das pessoas a bordo, disseram autoridades e fontes turcas.

O navio-tanque Kairos, de 274m de comprimento, sofreu uma explosão e pegou fogo no Mar Negro quando estava a caminho do Egito para a Rússia, informou o Ministério dos Transportes da Turquia.

De acordo com a pasta, dois barcos de resgate rápido — um rebocador e um navio de resposta a emergências — foram imediatamente enviados ao local e os 25 tripulantes a bordo foram resgatados em segurança.

O Kairos estava indo para o porto russo de Novorossiysk quando relatou “um impacto externo” que causou um incêndio a 28 milhas náuticas da costa turca, informou a Diretoria de Assuntos Marítimos da Turquia.

Segundo o órgão, outro navio-tanque, o Virat, teria sido atingido a cerca de 35 milhas náuticas da costa, mais a leste no Mar Negro, e unidades de resgate e um navio comercial foram enviados ao local.

Foi detectada fumaça espessa na sala de máquinas, mas os 20 funcionários a bordo estavam em boas condições, acrescentou a diretoria.

Tanto o Kairos quanto o Virat estão em uma lista de navios sujeitos a sanções impostas contra a Rússia após sua invasão em grande escala da Ucrânia em 2022, segundo a LSEG.

O Kairos navegava sob a bandeira da Gâmbia e em lastro quando o incidente ocorreu, disse a agência de navegação Tribeca.

Nos últimos anos, houve incidentes de navios que atingiram minas no Mar Negro e algumas minas foram encontradas à deriva.

Segundo a agência, relatórios indicaram que o navio pode ter atingido uma mina e estar em risco de afundar.

O tráfego marítimo pelo estreito continuou, disse a agência.

(Reportagem de Can Sezer, Ezgi Erkoyun, Daren Butler e Enes Tunagur)

((Tradução Redação Brasília))

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *