Uma pessoa faleceu, outra está desaparecida e dez ficaram feridas na explosão ocorrida nesta segunda-feira (11) em uma usina siderúrgica próxima a Pittsburgh, no nordeste dos Estados Unidos, informou a polícia local.
Além da vítima fatal, uma das duas pessoas inicialmente desaparecidas foi encontrada com vida e está hospitalizada, de acordo com a polícia do condado de Allegheny, localizada a cerca de 25 km de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia.
Nove pessoas foram encaminhadas para hospitais da região para receber tratamento por diversos ferimentos, detalhou um relatório recente.
“A situação ainda está em andamento”, alertou a polícia, que comunicou que ocorreram múltiplas explosões secundárias, embora não haja registro de novas vítimas.
A explosão, que gerou uma grande coluna de fumaça preta, aconteceu nas baterias de fornos de carvão da siderúrgica US Steel Clairton Coke Works, onde cerca de 1.300 trabalhadores atuam diariamente, segundo comunicado da empresa enviado à AFP.
“Nossa maior prioridade é a segurança e o bem-estar dos nossos funcionários e do meio ambiente. Estamos colaborando estreitamente com as autoridades competentes para apurar a causa do incidente”, afirmou a empresa.
O governador do estado, Josh Shapiro, destacou que “os trabalhadores feridos foram levados a hospitais locais para atendimento médico, e as operações de busca e resgate continuam na planta”.
Pouco após a explosão, o senador John Fetterman informou nas redes sociais que dezenas de trabalhadores ficaram feridos.
“Meus pensamentos estão com os trabalhadores, especialmente aqueles feridos ou presos, suas famílias, as equipes de emergência e toda a comunidade de Clairton”, escreveu a congressista Summer Lee em sua conta social.