O festival de cerveja Oktoberfest, em Munique, permanecerá fechado nesta quarta-feira, 1 de Outubro, até pelo menos às 17h locais (mais uma do que em Lisboa), depois de a polícia ter encontrado explosivos num edifício residencial no Norte da cidade, na sequência de uma explosão, que provocou um morto.
Como parte de uma grande operação, que, segundo a polícia, não representava perigo para o público, forças especiais investigavam uma área no Norte de Munique, onde o tablóide Bild e várias outras fontes informaram terem sido ouvidos tiros e explosões.
A polícia informou que o prédio residencial foi incendiado intencionalmente numa disputa familiar e que uma pessoa foi encontrada no local morta, havendo outra que está desaparecida, mas que as autoridades não se acreditam estar em perigo. De acordo com a polícia, forças especiais tiveram que ser chamadas para desactivar armadilhas encontradas no prédio.
“Actualmente, estamos a investigar todas as possibilidades. Estão a ser examinadas possíveis ligações a outros locais em Munique, incluindo o Theresienwiese [onde se realiza a Oktoberfest]”, informa a polícia de Munique. “Por este motivo, a abertura do recinto do festival foi adiada”, acrescenta.
O Oktoberfest é o maior festival folclórico do mundo, começou a 20 de Setembro e terminará no próximo domingo, a 5 de Outubro. No seu site, o Oktoberfest informa que “devido a uma ameaça de bomba não específica relacionada com a explosão no Norte de Munique”, o Theresienwiese permanecerá encerrado até às 17h.