Uma explosão em um bar no centro de uma estância de esqui na Suíça provocou “várias dezenas de mortes” e deixou ao menos 100 feridos, informou a polícia em uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (01/01).
Dezenas de pessoas comemoravam a chegada de 2026 em Crans-Montana, um famoso e luxuoso destino turístico. A polícia descreveu o ocorrido como um “incidente grave”. A investigação sobre a causa está em andamento, mas a polícia trata o caso como um acidente.
A explosão aconteceu por volta de 1h30 (horário local) no bar “Le Constellation”, no centro. Segundo relatos da mídia, pirotecnia durante um concerto pode ter sido a origem da tragédia. O canal Sky News reportou ao menos dez mortos, mas a imprensa local indica que o número pode ser ainda maior.
Muitos socorristas mobilizados
Imagens divulgadas pela mídia suíça mostram um prédio em chamas e pessoas gritando e fugindo na escuridão da noite. Segundo a polícia, vários bombeiros, equipes de resgate e policiais foram deslocados para atender o incidente, além de helicópteros. A área foi completamente isolada.
Crans-Montana fica no cantão de Valais e é um sofisticado destino turístico, frequentado por celebridades. Durante as festas de fim de ano, o local costuma estar lotado.
A cidade tem apenas 10.000 habitantes e conta com 2.600 leitos de hospedagem, além de centenas de apartamentos de férias. Com cerca de um milhão de pernoites por ano, aproximadamente 20% dos visitantes vêm do exterior, segundo a autoridade local de turismo.
ots (le)
