
Foto de telespectador da NHK
No início da manhã de quinta-feira (25), um incêndio, possivelmente causado pela explosão de um carregador portátil em um apartamento em Suginami-ku, Tóquio, resultou em 6 pessoas transportadas para o hospital após inalar fumaça.
De acordo com o Departamento de Polícia Metropolitana, pouco antes das 2h da manhã, moradores do quinto andar de um prédio residencial ligaram para o 119 relatando que um carregador portátil tinha pegado fogo.
Foram necessários 29 caminhões de bombeiro para controlar as chamas, e o incêndio foi totalmente extinto em aproximadamente duas horas, mas não antes de causar danos a um apartamento no segundo andar, de cerca de 20 metros quadrados.
Entre as pessoas de diversos apartamentos levadas ao hospital, uma adolescente, a residente em um deles onde o incêndio começou, relatou: “Meu smartphone estava conectado ao carregador portátil para carga enquanto dormia, quando ouvi um som de explosão, acordei e vi as chamas“.
Ela conseguiu escapar e ligar para os bombeiros, apesar da explosão e chamas terem ocorrido ao lado do travesseiro. Embora o incêndio tenha causado susto, todos os afetados estão com ferimentos leves.
Para confirmar se incêndio pode ter começado a partir de uma bateria portátil, a polícia e os bombeiros seguem investigando o caso.
É possível que carregadores portáteis e power banks explodam, mas é um acontecimento raro e geralmente associado a danos, superaquecimento ou defeitos de fabricação.
A maioria das baterias portáteis modernas, especialmente as de marcas confiáveis, é equipada com mecanismos de segurança para evitar problemas.
Fontes: NHK e Sankei
