Astrônomos podem ter identificado o episódio mais distante já observado de uma estrela sendo destruída em um sistema com dois buracos negros. O evento teria acontecido há cerca de 3 bilhões de anos, e os raios-X emitidos no colapso estão sendo observados pelos cientistas.

A XID 925 foi identificada pela primeira vez em 1999, e chamou a atenção por ter um aumento extremamente rápido, de até 27 vezes, na emissão de raios-X. Mas, logo depois, ela desapareceu, tornando-se praticamente invisível para as ferramentas astronômicas.

A descoberta foi detalhada por uma equipe internacional em um estudo publicado na revista The Innovation.

Esse tipo de comportamento — um clarão seguido de escurecimento gradual — é típico de eventos de ruptura de maré, fenômenos que acontecem quando uma estrela se aproxima demais de um buraco negro supermassivo.

No evento, a estrela foi capturada pelo campo gravitacional do buraco negro principal, despedaçada e virou um disco de acreção — uma estrutura achatada de gás, poeira e outros materiais que orbitam em torno de um corpo central massivo.

Dado o alto nível de sua luminosidade máxima em raios X e sua localização no centro de sua galáxia hospedeira, é razoável inferir que a atividade de XID 935 está ligada ao buraco negro supermassivo central • The Innovation
Dado o alto nível de sua luminosidade máxima em raios X e sua localização no centro de sua galáxia hospedeira, é razoável inferir que a atividade de XID 935 está ligada ao buraco negro supermassivo central • The Innovation

Esse seria o comportamento esperado para uma interação como essa, entretanto, o segundo buraco negro se aproximou do principal, ou o atravessou, e causou uma grande explosão, emitindo os raios-X observados pelos astrônomos.

Se comprovado, esse seria o evento de ruptura de uma estrela em um sistema de buracos negros binários mais distante já registrado. Essa análise pode fornecer mais detalhes sobre as complexas relações entre estrelas e buracos negros nos núcleos de galáxias jovens.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *