Erchog / Depositphotos

Em vez de entrar em combustão dentro do veículo, a bateria é projetada a alta velocidade para fora do carro para evitar a explosão.

Incêndios em veículos elétricos são uma preocupação entre utilizadores e marcas, para a qual ainda não foi encontrada solução.

Nalguns casos, a explosão é tão grande quando a bateria entra em combustão que o incêndio se reacende depois de extinto, e o caos pode durar horas.

Em vez de manter a bateria dentro de uma estrutura reforçada, um novo sistema protótipo criado na China que já está a ser testado em veículos expulsa todo o conjunto para fora do carro a alta velocidade em situações de emergência.

A bateria é arremessada a cerca de 3 a 6 metros, e os defensores do projeto argumentam que afastar a bateria do habitáculo reduz o perigo para os passageiros, ressalta a Interesting Engeneering.

Mas há algumas observações ao método: os críticos, por outro lado, salientaram que, enquanto no teste a bateria aterra numa zona segura, o seu trajeto em plena estrada seria imprevisível. isto porque um  pack de bateria pode pesar várias centenas de quilos,e se for projetado contra peões pode ter efeitos piores do que uma explosão.

Um vídeo que mostra a experiência realizada pelo China Automotive Collision Repair & Technology Research Center, mostra que o sistema funciona de forma semelhante a um airbag. Uma vez que os sensores detetam uma fuga térmica, a ejeção pode acontecer em menos de um segundo.

Resta saber se a “fuga” do pack de bateria é mais inseguro do que o próprio incêndio.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *