Explosão em aula de ciências na Escola Municipal Sanyo, em Himeji, feriu seis pessoas, incluindo um professor. Experimento com zinco e ácido clorídrico gerou hidrogênio, que se incendiou. Conselho de Educação investiga.

Explosão durante aula escolar deixa feridos! O que deu errado? (imagem ilustrativa/PM)
Um frasco explodiu durante uma aula de ciências do primeiro ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sanyo em Himeji (Hyogo) por volta das 11h de quinta-feira (11), ferindo seis pessoas, incluindo um professor.
De acordo com o Conselho de Educação da Cidade de Himeji, a classe realizava um experimento para gerar hidrogênio misturando zinco e ácido clorídrico quando o gás se incendiou e rompeu o frasco.
Um professor, na faixa dos 50 anos, e 15 alunos procuraram atendimento médico, relatando cortes na testa e mãos, além de desconforto nos ouvidos devido à explosão. Desses, seis pessoas, incluindo o docente, sofreram ferimentos.
O Conselho de Educação de Himeji “pediu suas sinceras desculpas por causar preocupação a estudantes, pais e moradores” e acrescentou que reforçará as medidas de segurança e garantirá a estrita adesão aos procedimentos adequados para experimentos de ciências.
Fonte: JN