Em Coimbra, a solidariedade atravessou o oceano. A comunidade académica reuniu-se num gesto de apoio às vítimas do desastre natural que atingiu as ilhas de São Vicente e Santo Antão, em Cabo Verde.
Cerimónia de entrega de bens promovida pela Associação Académica de Coimbra/Organismo Autónomo de Futebol contou com a presença de Joaquim Reis, presidente da Académica, do vice-reitor da Universidade de Coimbra, Calvão da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Coimbra, José Manuel Silva, do tesoureiro da Associação Académica de Coimbra e da representante dos estudantes cabo-verdianos em Coimbra, Carline Rosa Silva.
A estudante cabo-verdiana de Audiologia na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, deu à RUC testemunho da vivência estudantil na cidade.
Agora, Carline prepara-se para trabalhar em Lisboa. Mas o seu sonho vai mais longe, a finalista pretende regressar a Cabo Verde e contribuir para o desenvolvimento do seu país.
Também a representante dos estudantes cabo-verdianos e em Coimbra deixou palavras de emoção e esperança relativamente ao sofrimento do povo cabo-verdiano.
Para a futura profissional, Coimbra não é apenas um espaço de formação académica. É também um lugar onde se criam laços humanos e culturais que atravessam fronteiras.
De Coimbra para Cabo Verde, um gesto de solidariedade deixou a certeza de que, mesmo nas adversidades, a união e a empatia são forças que nunca se esgotam. Ontem no Estádio Cidade de Coimbra testemunhou-se uma lição de esperança que ecoa para além do Atlântico.