Análises laboratoriais garantem segurança de alimentos e água
Após denúncias de mal-estar entre estudantes da Esalq/USP, a Vigilância Sanitária de Piracicaba concluiu, nesta quinta-feira (24), que não houve qualquer contaminação nos alimentos ou na água servidos pelo restaurante universitário (Rucas). A conclusão veio após uma série de análises realizadas com 29 amostras coletadas no local em 17 de julho.
VEJA MAIS:
Exames não apontam contaminação
Segundo o órgão, as amostras incluíram alimentos preparados, ingredientes e água potável utilizada na cozinha. Nenhum indício de irregularidade sanitária foi encontrado. “Todos os itens testados foram considerados seguros para o consumo”, informou a Vigilância em nota enviada à imprensa.
Estudantes relataram sintomas
As investigações foram iniciadas após relatos de alunos que passaram mal após se alimentarem no restaurante nos dias 15 e 16 de julho. Entre os sintomas relatados estavam febre, vômito, diarreia e dores abdominais.
A estudante Julia Sampaio contou que procurou atendimento médico e suspeitou da alimentação após ver relatos semelhantes em redes sociais. Já João Humberto, mestrando da instituição, afirmou que o médico que o atendeu relatou que ele era o quinto paciente da Esalq com o mesmo quadro clínico.