Laboratório, custeado pela iniciativa privada, simula uma garagem e a explosão de baterias no seu interior

Quatro bombeiros do DF participaram em junho de incêndios simulados, com a participação de especialistas internacionais de cinco países, e que envolveram 200 bombeiros de todo o Brasil. Eles foram treinados e capacitados para atuar em incêndios envolvendo as novas tecnologias.

A “joia da coroa” foi o laboratório construído na Escola de Bombeiros de Franco da Rocha (SP) especialmente para testes de incêndio de veículos elétricos e veículos convencionais modernos em geral.

Este laboratório é uma estrutura fechada de alvenaria construída para simular as condições de uma garagem em caso de incêndio, incluindo equipamentos como chuveiros automáticos (sprinklers), detectores de fumaça, exaustores, alarmes e sensores de temperatura.

Essa estrutura foi construída num terreno na Escola de Bombeiros com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon) e apoio do Sindicato das Empresas de Compra, Venda e Administração de Imóveis de São Paulo (Secovi).

Risco de incêndio é muito baixo

Segundo estudos internacionais, o risco de incêndio em carros elétricos é significativamente menor do que em veículos a combustão. Nos Estados Unidos, por exemplo, há apenas 25 incêndios por 100 mil carros elétricos, contra 1.530 por 100 mil veículos a combustão.

O risco de incêndio em carros elétricos está mais relacionado à bateria de íon-lítio, especialmente em casos de impacto ou falhas térmicas. Por isso, há uma preocupação crescente com a infraestrutura de carregamento e com normas de segurança em estacionamentos e edifícios.

E é justamente neste ponto que o CBMDF insiste: “que a instalação de pontos de recarga para veículos elétricos seja executada por profissionais e empresas devidamente habilitados”. As normas técnicas aplicáveis às instalações elétricas de baixa tensão são, em especial a ABNT NBR 5410/2004 e a ABNT NBR 17019/2022, bem como as instruções dos fabricantes de veículos e equipamentos.”

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *