No dia 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Semana do Meio Ambiente da Faculdade de Saúde Pública da USP terá em sua programação o debate “Agrotóxicos e saúde: contextos que potencializam vulnerabilidades” . O evento acontece no auditório Paula Souza, às 9h, com transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube.
Autoridades e especialistas da área discutem os aspectos econômicos e políticos que propiciam o desenvolvimento de uma produção agrícola desconectada dos impactos no meio ambiente e na saúde, no caso, a saúde reprodutiva.
A Semana do Meio Ambiente, promovida pelo Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, contará com extensa programação. O debate sobre agrotóxicos é uma iniciativa conjunta entre a Faculdade e o Centro de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP), com o apoio do Departamento de Política, Gestão e Saúde da FSP-USP.
Coordenado pela professora Adelaide Cássia Nardocci, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, e Elizeu Diniz, vice-diretor do Centro de Vigilância Sanitária (CVS/SES), o evento contará também com o lançamento oficial do dossiê “Danos dos agrotóxicos na saúde reprodutiva: conhecer e agir em defesa da vida”, além do almanaque “As mulheres semeiam a vida: os agrotóxicos destroem a saúde reprodutiva humana e o ambiente”, publicado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).
Agrotóxicos e saúde: contextos que potencializam vulnerabilidades
Data: 05 de junho
Horário: 9h
Local: auditório Paula Souza
Transmissão pelo canal da FSP-USP no YouTube
Programação
Custo da soja para o Brasil: renúncias fiscais, subsídios e isenções da cadeia produtiva – Arnoldo Campos, diretor-executivo de Operações e Abastecimento da Conab.
Regulação Sanitária dos Agrotóxicos: complexidades inerentes à sua efetividade no contexto brasileiro – Geraldo Lucchese – doutor em Saúde Pública pela Fiocruz.
Impactos na saúde reprodutiva: uma face pouco visível da exposição aos agrotóxicos – professora Nadia Spada Fiori, do Departamento de Medicina Social da Universidade Federal de Pelotas.
Lançamentos
Publicações da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco):
Dossiê “Danos dos agrotóxicos na saúde reprodutiva: conhecer e agir em defesa da vida”.
Almanaque “As mulheres semeiam a vida: os agrotóxicos destroem a saúde reprodutiva humana e o ambiente”.