As ações buscam fortalecer a preparação estadual e municipal com a expectativa de reduzir riscos e agilizar a resposta a desastres causados pelas chuvas

Por Amanda Amaral 

A preparação dos integrantes do Sistema de Defesa Civil do Espírito Santo para o próximo período de chuvas já começou. A ideia é que os municípios tenham planos de contingência bem definidos para mitigarem riscos antes do desastre acontecer e para estarem a postos quando necessário.

Outras ações de preparação estão previstas como simulados, reuniões de sensibilização entre as instituições envolvidas e a articulação com a Defesa Civil Nacional. Segundo a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil (Cepdec-ES), o Espírito Santo registra todos os anos acumulados de chuva entre novembro e abril.

Nesta terça-feira (08), foi realizada a primeira reunião com representantes das 15 Regionais de Defesa Civil (Repdecs), que abrangem os 78 municípios do estado. Estes órgão são braços da Defesa Civil Estadual. São suas funções: promover a preparação das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdec’s); auxiliar os municípios; e viabilizar articulação entre Compdec’s e Defesa Civil Estadual.

“Na hora em que o desastre acontece, se os atores não estão sabendo o que precisa ser feito, o ciclo de gestão do desastre acaba demorando, pois se gasta o tempo inicial decidindo o que fazer e a quem acionar. Quando a gente se prepara antes, o efeito é o contrário. Ao ocorrer o desastre, já saberemos exatamente quais órgãos precisam ser acionados, quais são suas atribuições, e como cada um pode contribuir”, explicou o chefe do Departamento de Preparação e Resposta da Cepdec-ES, major Natanael.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *