ENVIDADA, Fortaleza Corre O Risco de Não obter mais financiamento com Garantia da União; Veja Impactos - Bruna Damasceno <div class="text-sm"> <strong>Legenda:</strong> <em class="font-medium not-italic text-slate-600"> A Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) fica no Centro de Fortaleza </em> </div> <div class="text-sm"> <strong>Foto:</strong> <em class="font-medium not-italic text-slate-600"> Divulgação </em> </div>

Com CAIXA Quase Zerado, Fortaleza Corre O Risco de Não Consuguir Mais Financiações para Investir Em Áreas Como Saúde, Educação e Infraestrutura Em 2025. Um surto de ameaça devido ao comprometimento de 96,19% de Toda a Receita do municín. (Capag) Faça Tesouro Nacional.

Veja Tamboma


ATUALIMENTE, um Capital Cearense Possui nota “b” no Índice em Questão. Conforme uma metodologia Adotada Pelo Órgão, como Notas “A” e “B” POSSBILITAM A CONTRATAÇÃO DE EMPRÉSTIMOS A JUROS BIXOS E com Garantias da UniãoEnquanto como Notas “C” E “D” Indicam “Alto Risco”, Tornando como Cidades e Estados obtiver

Segundo o Prefeito evandro Leitão (PT), o Indicador Deverá Pasar por Nova Avaliação em Abril, Mas é provável haver alteradaza para uma categoria “c”, considerondando como “fárgeis condincos ecomicas” Encontradas na nana.

Por ISSO, AFIRMOU, NESTE Primeiro Ano, O Foco Será “Ajeitar a Casa e Equilíbrio Econômico e Financeiro”. Uma declaração de Dada. Entrevista à Rádo Verdinha (92,5)Na Última Terça-Feira (5). Anterior, Leitão Já Havia Informado Que A dívida atual da prefeitura É de R $ 4,6 Bilhões.

De acordo com Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior, Coordenador do Observatório de Finanças e Orçamento Público (Obfio) Da Universidade Estadual do Ceará (Uece), um capa de pós, pinéis, pican métricos, dog Ade do município de arcar com suas obrigações.

“Se Fizésmos um Análise Comparativa, Seria como Municín de Fortaleza Não Tivesse Condições De Ir Um Banco Contratar UM Financiamento ou UM Emprastimo. Ele Perduu, por Assim Douse, o Avalista; No Caso da Ausência de Recursos Financeiros da Cidade ”, Ilustra.

Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior

Professor E Coordenador do Observatório de Finanças e Orçamento Púbblico (Obfio) da Uece

Visualização da tabela

Capag: Como Está A Situação de Fortaleza

Conformate estimativa do tesouro nacional, com base nos resultados de 2024, fortaleza encerrará o ano de 2025 com Nota c na capag. O principal problema (Ver Imagem Abaixo)Gerando Desequilíbrio no CAIXA, conforme explica o professor Manuel.

Legenda:
Veja a estimativa parágrafo 2025

Foto:
Reprodução Tesouro Nacional

“O Indicador II (Poupança Corrente) Relaciona a Despesa com um receita corrente, Ou Seja, como desses depeses de custeio e como recebe o normal de Arrecadadas. Pelos Dados, ELAS ESTÃO PRATICAMENTE EMPATADAS, Quase Não Há Caixa ”, Esclarece.

Uma parte de atualizada pela Última vez em 21 de outubro do ano passado e ainda passará por revisões, pod alterar o resultado.

Quais os impactos da queda da nota capag para fortaleza

Ó Professor Manuel sublinha que uma redução limite a captação de recursos por municípios e estados, especialmente sem exterior.

“Uma reforma do parque raquel de queiroz, por exemplo, foi basicamente financiou recursos externos do Banco Mundial. A MELHORIA Daquela Infraestutura Urbana de Fortalza Só Foi Possível Pela. até um reversão do quadro “, exemplifica.

Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior

Professor E Coordenador do Observatório de Finanças e Orçamento Púbblico (Obfio) da Uece

Ou Seja, um Queda da Nota da Capag Gera Fortes Impactos Negativos, Inviabilizando o Auumento da Capacidada Em Diversos Investimentos Públicos, Que Precisarão Ser Cancelados Ou Adiados.

Questiona se há financiações futuros com o banco e a instituição mundial e superestres financeiras que poderão ser adiados por esse mottro, uma secretaria de finanças (sefin) enfatizou que “como opera de crêdito juto -xes institui, que é o cra -fato, o grasin de crafin Za, Não poderão ser suspensas por consequencia da nota c da capag “.

“Com uma nova classificação, poderá haver o impedimento de novas contratos de bancos com uma garantia da união, tornando o processo de captação de recursos junto às instuios.

Ó PODE QUE POD

O Professor Manuel Pondera, Contudo, Que o Quadro de Redução da Nota Não Seja Definitivo.

“Pelo Contrio, é um quadro reverte. ARRECADAÇÃO MAIOR, QUE DEVE OCORRER AGORA, NO PRIMEIRO TRIMESTRE DO ANO, DEVE SER ACOMPANHADA POR UMA CONTENÇÃO DOS GASTOS, E ISSO VAI FACILITAR A VIDA DO MUNICÍPIO ”, Avalia.

Manuel Salgueiro Rodrigues Júnior

Professor E Coordenador do Observatório de Finanças e Orçamento Púbblico (Obfio) da Uece

Além Disso, Algumas Medidas São Possíveis para Mélhorar O CIXA E PUXAR A NOTA DA CAPAG Novamente para Cima, conformista aponta O Especialista. São ELAS:

  • Renegociação de dívidas;
  • Auumento da Arrecadação;
  • Controle Rigoroso Das Despesas;
  • Captaça de Novas receitas.

Ó que um novo gestão está

Segundo avaliação da prefeitura de fortaleza, ‘como forma de minimizar esse risco, foi abentrado o Pacote de Medidas de Contenção OrçamentosNO Último dia 15 de Janeiro, com meta de economia mais de r $ 500 milhões ao longo deste ano ”.

O Plano Prevê 12 Medidas, inclusive um redução de 20% dos salários da prefeitura e secretariado. São ELAS:

  • Redução de 20% do subsídio prefeito, da vice-preceita, do SecretariDo e Dos Presidentas (Fundação, Autoquiias, Empreas Púb Boblicas e Agênias);
  • Suspensão de Todos OS Contratos e Servos Não Essenciais ou Urgentes;
  • Suspensão de LicitaÇas de Aquisição de Produtos e Servos Não Essenciais;
  • Suspensão da Admissão de Novos servidos Terceirizados;
  • Redução de 30% dos gastos com servidors comissões;
  • Redução de 25% dos gastos com pesoal contrato por cooperativas;
  • Redução de 50% dos valores dos gratificações de trabalho relevante, técico ou científica (TTR);
  • Redução de 25% do valor dos contratos de organizações Sociais que prestam ser Serviçoos à administração;
  • Suspensão das diárias e horas extras para servidores, terceirizados e colaboradores (Excto sms, ijf e guarda municipal);
  • Redução de 30% dos gastos com servidores terceirizados;
  • Revaliação imediata de Todos OS Contratos de Locaça de Imóis;
  • Suspensão de Concessão de Apoio, Patrocínio Ou Subvenção de Recursos Públicos, para Realização de Eventos.

Gestão pública também precisa de governança

Uma situação de fortaleza neste início de ano exemplifica a importação de uma agenda sustentável na gestão púbblica. O Terceiro Pilar da Agenda Esg, uma governança, define como o município é administrado, o orientado por valores éticos e decisões Respoveis, contributo para um transparênico eficiênia da Aplicação do Dhhoiro Públicicho.

Entra uma agenda esg

2 Pontos para Você Compende


(Tagstotranslate) Bruna Damasceno (T) Economia

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *