Retorno das atividades acontece após tragédia que resultou em nove mortes
Enaex Brasil reinicia operações em Quatro Barras, priorizando a segurança após explosão que matou nove funcionários.
A Enaex Brasil anunciou a retomada gradual das operações em seu complexo industrial de Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, após a explosão ocorrida em 12 de agosto que resultou na morte de nove funcionários. O retorno começou pela produção de insumos não explosivos e segue um plano progressivo de reativação, priorizando medidas de segurança.
Inspeções e preparativos
Segundo a Defesa Civil de Quatro Barras, todas as 25 unidades produtivas da companhia foram submetidas a inspeções rigorosas e receberam as autorizações técnicas necessárias antes da reabertura. A equipe de colaboradores também passou por treinamentos e processos de preparação para garantir um ambiente de trabalho seguro.
Colaboração com autoridades
Em nota, a Enaex informou que mantém todas as licenças exigidas e continua colaborando com as autoridades que investigam as causas do acidente. A empresa destacou que a produção do explosivo X-Booster — onde ocorreu a explosão — não será retomada no curto prazo.
Ajustes nas operações
O Campo de Provas, destinado a testes, voltou a funcionar, mas com redução de 81% na agenda de ensaios. Com a reativação das atividades, a Enaex preserva mais de mil postos de trabalho diretos na cidade. A empresa afirmou ainda que “a segurança e a vida das pessoas são prioridade” e abriu novos canais de comunicação com as comunidades vizinhas, como um canal oficial no WhatsApp e o e-mail de contato: [email protected]