A Câmara Municipal de Piracicaba aprovou 44 proposituras na 41ª reunião ordinária de 2025, realizada na noite desta quinta-feira (14), no plenário Francisco Antonio Coelho. Logo no início da reunião, ao fazer uso da tribuna popular, o orador Cláudio José de Oliveira Campos falou sobre a necessidade de construção do Memorial às vítimas do Ed. Luiz de Queiroz, mais conhecido como Comurba, e a instituição da “Semana em Memória das Vítimas”.

O edifício Comurba, de 14 andares, desabou em 1964, provocando a morte de cerca de 50 pessoas. Na tribuna popular, Cláudio, filho de uma das vítimas, elogiou a aprovação da lei que cria o Memorial em homenagem aos mortos na tragédia. “Já se passaram 15 legislaturas desde o desastre para que se propusesse uma digna homenagem aos falecidos”, afirmou.

Ele destacou que o próximo passo é viabilizar a construção. Durante sua fala, apresentou slides do projeto, elaborado por voluntários, que prevê a instalação do memorial em um canteiro na esquina das ruas Prudente de Moraes e Boa Morte. “O projeto está pronto. Solicitamos apoio para sensibilizar o prefeito Helinho Zanata (PSD) a realizar a obra com urgência”, disse.

PRIMEIRA DISCUSSÃO – Em primeira discussão, foram aprovados sete projetos de lei relativos à denominações. Entre eles está o Projeto de Lei 46/2024, que dispõe sobre a denominação de Valdemar Correr à Escola Municipal de Educação Infantil localizada na rua Santa Tereza, no bairro Santana / Santa Olímpia. 

Outro projeto de lei aprovado foi o 132/2025, que denomina de Professor João Marcos Thomaziello a rua 4 (quatro), via pública do loteamento Spazio Filleti, no bairro Campestre. Familiares e amigos de vários homenageados estavam presentes na votação durante a reunião ordinária.

DEMAIS PROPOSITURAS –  Quinze requerimentos foram deliberados, dos quais oito, incluindo um aprovado em urgência, estão relacionados à coleta de lixo, infraestrutura de postos de saúde, aos serviços de saúde do município, à acessibilidade em libras na administração municipal, entre outros temas. Os demais requerimentos são relativos à entrega de votos de congratulações. 

Ainda em discussão única, 18 moções foram aprovadas, sendo uma de repúdio. Outras 13 moções tiveram a votação adiada por duas sessões. Os vereadores ainda aprovaram quatro projetos de decreto legislativo para a outorga de Títulos de Cidadão Piracicabano e Piracicabanus Praeclarus.

MOÇÃO DE APLAUSOS – Durante a reunião ordinária foi realizada a entrega de moção de aplausos ao Grupo Nariz de Plantão, que neste ano de 2025 completa 10 anos de história.

Confira a reunião na íntegra no vídeo anexo.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *