Alan Diego dos Santos Rodrigues foi denunciado novamente pela PGR
 
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu manter a prisão preventiva de Alan Diego dos Santos Rodrigues. Ele é um dos condenados pela tentativa de explosão de um caminhão-tanque próximo ao Aeroporto Internacional de Brasília, em dezembro de 2022, às vésperas dos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
 
A defesa havia solicitado a revogação da prisão ou a conversão em medidas cautelares, mas o pedido foi rejeitado. Moraes acatou parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que apontou indícios suficientes da participação direta de Alan no atentado frustrado.
 
O fato foi noticiado pelo FOLHA DO SUL ON LINE, que entrevistou a advogada Thaiane Blanch Benites, que atua na defesa do acusado, ex-taxista que estava cumprindo sua primeira condenação no regime semiaberto em Comodoro, cidade de Mato Grosso a 110 km de Vilhena onde atuava atualmente como autônomo (VEJA AQUI).
 
De acordo com as investigações, Alan foi o responsável por instalar o artefato explosivo no caminhão, enquanto ocupava o banco do carona de um veículo. Após a ação, ele teria feito duas ligações por telefone público, o que, segundo Moraes, reforça o risco à ordem pública representado pela sua liberdade.
 
O episódio passou a ser tratado como crime contra o Estado Democrático de Direito. Inicialmente, Alan havia sido condenado a 5 anos e 4 meses de prisão pela 10ª Vara Federal do Distrito Federal. Posteriormente, o caso foi transferido ao STF.
 
Com a nova denúncia oferecida pela PGR, os crimes atribuídos ao réu incluem tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e infrações previstas na Lei Antiterrorismo. Moraes entendeu que a gravidade da conduta justifica a manutenção da prisão.
 
Alan Diego foi preso no dia 26 de junho, em Comodoro, na divisa de Mato Grosso com Rondônia. A decisão do STF também abrange os demais envolvidos no caso, com base nas investigações que indicam articulação para um atentado com motivações políticas.
 



Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *