Nem mesmo a forte chuva que caiu durante a noite desta sexta-feira (26) impediu a Polícia Militar da Bahia de realizar o 19º simulado de combate a assaltos a banco em Dias d’Ávila. A ação, iniciada por volta das 23h, atraiu populares que acompanharam cada detalhe do exercício, marcado por explosões, veículos incendiados e intensos disparos de festim, em um cenário de alto realismo. A simulação também foi transmitida ao vivo pelas redes sociais da 36ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM).

A concentração começou na Escola Municipal Professora Altair da Costa Lima, no Centro. A primeira parte ocorreu na sede da 36ª CIPM, na praça do Rio Imbassaí, onde figurantes caracterizados como criminosos chegaram em dois carros disparando e incendiaram um veículo na porta da unidade. O objetivo era simular uma tentativa de neutralizar os militares. Em seguida, o grupo seguiu para a agência da Caixa Econômica Federal, na Rua Raimundo Tabireza, onde o perímetro foi cercado para garantir a segurança dos moradores.

Não é por acaso que simulações como essa despertam tanta atenção. A região já foi alvo de ações criminosas em agências bancárias nos últimos anos. Em Mata de São João, criminosos explodiram caixas eletrônicos e até obrigaram um funcionário a abrir o cofre de uma agência. Dias d’Ávila também registrou invasão a uma agência do Bradesco em 2022, enquanto Camaçari enfrentou episódios de arrombamentos e tentativas de assalto em diferentes bancos. Esses episódios reforçam a importância do preparo das forças de segurança diante de ataques cada vez mais ousados.

O realismo impressionou quem acompanhou a simulação, que envolveu tiros de festim, explosões, veículos incendiados e até policiais no papel de assaltantes e reféns. O prefeito Alberto Castro (PSDB) esteve presente ao lado de secretários, como o de Governo, Lenilson Ribeiro. Os comandantes das companhias de Mata de São João, tenente-coronel Jorge Ramos, e de Simões Filho, tenente-coronel Hidelgard, também participaram.

Além da Polícia Militar, a operação contou com equipes da Polícia Técnica e do Corpo de Bombeiros. O comandante da Região Metropolitana de Salvador, coronel Taylor, destacou que a simulação é parte da estratégia de capacitação do efetivo. “Essa é a 19ª edição desse simulado no Estado, sendo a segunda aqui na região metropolitana. O treinamento é fundamental para que a polícia esteja pronta e capacitada em uma eventual ocorrência de grande complexidade”, afirmou.

Mais de 200 policiais atuaram no exercício, incluindo voluntários e alunos em formação de unidades de Simões Filho, Candeias e da CIPE Polo, que participaram como observadores.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *