O Elevador da Glória, que liga os Restauradores ao Príncipe Real, descarrilou no final da tarde desta quarta-feira, 3 de setembro. O alerta foi dado às 18h05. As causas do acidente ainda não são conhecidas, mas as autoridades suspeitam de falha nos travões.
O elevador embateu contra um prédio, tendo ficado destruído. O acidente terá causado um morto e, pelo menos, 20 feridos, dos quais cinco estão em estado grave, segundo avançou a SIC Notícias. As equipas de emergência, nomeadamente a Polícia de Segurança Pública e o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), já estão no local.
Uma fonte do Regimento dos Bombeiros Sapadores de Lisboa avançou à Lusa, citado pelo “Observador”, que o acidente foi causado por “um cabo que se soltou” na estrutura da composição do ascensor.
O aparelho tem capacidade para 42 pessoas, 22 sentadas e 20 em pé. As imagens partilhadas nas redes sociais mostram o elevador destruído junto a um edifício.
O ascensor da Glória, construído pelo engenheiro Raoul Mesnier du Ponsard, foi inaugurado a 24 de outubro de 1885. O sistema de tração original era de cremalheira e o cabo equilibrado por contrapeso de água, passando depois a ser a vapor.
Foi em setembro de 1915 que passou a ser movido a eletricidade. Desde fevereiro de 2002 que se encontra classificado como Monumento Nacional.
[Notícia em atualização]