Lonas são distribuídas para população de Erechim atingida por temporal

Edição Scriptum com Governo do Rio Grande do Sul

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSD), passou a segunda-feira (24) em Erechim, cidade de 112 mil habitantes, atingida por um novo desastre climático no fim de semana. Com uma forte queda de granizo na tarde de domingo (23), o município, localizado na região Norte, sofreu pesados prejuízos, cuja extensão ainda está sendo avaliada. Já de manhã, Eduardo Leite autorizou o repasse emergencial de R$ 1,5 milhão do Estado ao Fundo da Defesa Civil de Erechim.

Os recursos disponibilizados serão destinados à compra de telhas às famílias em situação de vulnerabilidade atingidas pelo granizo. Uma equipe da Defesa Civil está no local acompanhando e fazendo levantamento da situação para novos auxílios que sejam necessários.

“Estou acompanhando os desdobramentos da chuva de granizo em Erechim desde a tarde de domingo e determinei ao coronel Boeira, nosso chefe da Casa Civil, que lidere na cidade todos os esforços possíveis para auxiliar o município. Esse mecanismo do Fundo a Fundo, que implantamos no nosso governo, agiliza o repasse de recursos do Estado para que possamos alcançar com a maior brevidade possível o apoio à população afetada”, lembrou o governador.

Um grupo de trabalho foi estruturado no formato de Sistema de Comando de Incidentes (SCI), tendo como comandante o prefeito Paulo Polis e como chefe de operações o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Vagner Manica. Conforme o Centro de Monitoramento da Defesa Civil, a queda de granizo foi provocada pela atuação de uma área de baixa pressão combinada ao calor e à umidade na região. Três alertas foram emitidos pela Defesa Civil estadual com foco no município.

Ainda durante o domingo, o coordenador estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Luciano Chaves Boeira, se deslocou para Erechim, assim como equipes do Departamento de Gestão de Desastres e da 2ª Coordenadoria Regional, sediada em Passo Fundo. O Centro Logístico da Defesa Civil enviou ao local caminhões com lonas, telhas e cestas básicas.

No início da manhã de segunda-feira, foi realizada uma reunião operacional, onde foram delimitados como objetivos prioritários a realização de vistorias aos prédios públicos (hospitais, Unidades Básicas de Saúde e escolas) para delimitação dos danos, além da estruturação de equipes para vistoria aos bairros mais atingidos e cadastramento da população que deverá receber auxílio.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *