O Cine Metrópolis retorna com sua programação regular nesta quinta-feira, 4, com a estreia às 19h30 do documentário Amazônia, a nova Minamata?, do diretor Jorge Bodanzky. O filme traça um paralelo entre o desastre ambiental de Minamata, no Japão – marcado pelo envenenamento por mercúrio na década de 1950 – e a atual crise de contaminação que assola populações indígenas e ribeirinhas na Amazônia.

A obra investiga como o uso indiscriminado do mercúrio no garimpo ilegal de ouro está intoxicando os rios, o solo e a cadeia alimentar, culminando em risco à saúde pública. Por meio de imagens aéreas e depoimentos de especialistas, o filme expõe como um crime ambiental de grandes proporções se desenrola com gravidade semelhante ao caso japonês, porém em uma escala potencialmente maior e com menos visibilidade.

Além de denunciar um crime ambiental, o documentário mostra a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral. O filme revela os esforços para medir os níveis de mercúrio em habitantes da região e os desafios de se combater uma crise sanitária agravada pela omissão do poder público e pelo avanço da destruição.

Continuação

Seguem em cartaz os filmes No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut, e Carlota Joaquina, Princesa do Brazil, de Carla Camurati.

Confira as sinopses dos filmes em cartaz no Cine Metrópolis de 4 a 10 de setembro:

Amazônia, a nova Minamata?, de Jorge Bodanzky (Brasil, 2025)

Este documentário acompanha a saga do povo Munduruku para conter o impacto destrutivo do garimpo de ouro em seu território ancestral, enquanto revela como a doença de Minamata, decorrente da contaminação por mercúrio, ameaça hoje os habitantes de toda a Amazônia.

No Céu Da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut (Brasil, 2025)
O documentário acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF, no dia 8 de janeiro de 2023.

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Relançamento em 4K), de Carla Camurati (Brasil, 1995/2025)
Relançamento em 4K do longa que cativou o público com sua crítica bem-humorada à formação do Brasil, com foco na controversa figura da princesa espanhola Carlota Joaquina.

Confira os horários das sessões na página do Cine Metrópolis.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *