Não importa onde compre as suas frutas e vegetais, não há razão para não os lavar, enquanto a maioria das evidências tenha sugerido que frutas e vegetais vendidos em supermercados contêm apenas vestígios de pesticidas que são seguros para consumo humano.

Antes de se preocupar muito com pesticidas nos seus produtos, considere que o Programa de Dados de Pesticidas do Departamento de Agricultura dos EUA (PDF) descobriu que mais de 99% dos alimentos amostrados apresentavam níveis de resíduos que atendiam aos padrões de segurança estabelecidos pela Agência de Proteção Ambiental, com 27% a não apresentar resíduos de pesticidas detetáveis.

Ou seja, alguns resíduos são aceitáveis, e nem todos os produtos químicos encontrados nos alimentos são prejudiciais – é o caso da cera de qualidade alimentar que é pulverizada em maçãs para substituir a cera natural lavada durante o processo de limpeza pós-colheita.

Traços de pesticidas normalmente não impactam sua saúde significativamente. Mas há outras preocupações a serem consideradas, incluindo perigos bacterianos como E. coli, salmonela e listeria, contaminação cruzada e mãos de outras pessoas.

Algumas variedades são mais propensas a partículas persistentes do que outras, e para ajudar a separar os produtos “mais sujos” dos não tão maus, o ‘Environmental Working Group’, uma organização sem fins lucrativos de segurança alimentar, publicou uma lista de produtos com maior probabilidade de conter pesticidas: é conhecida como ‘The Dirty Dozen’.

O grupo analisou 47.510 amostras de 46 frutas e vegetais, testadas pela Food and Drug Administration (FDA) dos EUA e pelo Departamento de Agricultura. O maior infrator de pesticidas no último estudo do grupo? Morangos. As frutas populares tiveram mais ocorrências totais de produtos químicos encontrados nelas do que qualquer outra fruta ou vegetal incluído na análise abrangente.

Assim, estes são os 12 alimentos com maior probabilidade de conter pesticidas:

– Morangos
– Espinafre
– Couve, couve-galega e mostarda-castanha
– Uvas
– Pêssegos
– Peras
– Nectarinas
– Maçãs
– Pimentão e pimenta
– Cerejas
– Mirtilos
– feijão-verde

O ‘Dirty Dozen’ é um bom indicador que visa alertar os consumidores sobre as frutas e vegetais que mais precisam de lavagem completa. Até mesmo um rápido enxaguagem com água ou um borrifo ajuda.

Mais conclusões do estudo ‘Dirty Dozen’

. Mais de 95% das amostras de morangos, maçãs, cerejas, espinafre, nectarinas e uvas apresentaram resultados positivos para resíduos de dois ou mais pesticidas;

– foram encontrados um total de 209 pesticidas diferentes no ‘Dirty Dozen’;

– Desses 209, mais de 50 pesticidas diferentes foram detetados em todos os tipos de culturas da lista, exceto cerejas;

– Couve, couve-galega e mostarda-castanha, bem como pimentas e pimentões, tiveram o maior número de pesticidas detetados entre todas as culturas — 103 e 101 pesticidas no total, respetivamente.

Por outro lado, o EWG descobriu que essas 15 frutas e vegetais tinham menor probabilidade de conter pesticidas.

– Abacates
– Milho doce
– Abacaxi
– Cebolas
– Mamão
– Ervilhas doces (congeladas)
– Espargos
– Melão
– Kiwi
– Repolho
– Melancia
– Cogumelos
– Mangas
– Batata-doce
– Cenouras.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *