Diretor médico da MotoGP atualiza estado de piloto da Moto3Diretor médico da MotoGP atualiza estado de piloto da Moto3

Após o gravíssimo acidente que assolou o mundo da motovelocidade no final de semana, o diretor médico da MotoGP, Dr. Ángel Chartefez atualizações sobre o estado de saúde dos pilotos da Moto3 envolvido na batida na volta de formação da Malásia, Noé Dettwiler e Jose Antônio Rueda.

Leia também:

Uma equipe de DettwilerCIP Green Power, chegou a divulgar os boletins médicos do piloto no domingo e na manhã de segunda-feira, afirmando que, “de acordo com os médicos do caso, seu estado é estável, mas ainda crítico”.

O tempo agradeceu a compreensão de todos e pediu que “a privacidade de Noah e sua família seja respeitada”. O jornal suíço Clique conversei com o pai de Dettwilerque estava no caminho da Malásia, afirmando que o piloto sofreu várias paradas cardíacas e que perdeu muito sangue, com lesões nos pulmões e no baço.

No entanto, o próprio diretor médico da MotoGP ‘quebrou’ tal privacidade, revelando a extensão do caso do piloto suíço. Ao jornal espanhol COMO, Carta Informei o quadro clínico de Dettwiler: “Ontem [domingo]foi necessário realizar uma esplenectomia [cirurgia para retirada total ou parcial do baço]. Não houve outras lesões intra-abdominais, exceto o baço. Lesão esplénica grau 4″.

“Atualmente [Noah] está com ventilação mecânica na UTI, com nível baixo [de suporte]e está diminuindo gradualmente seu NORAD [noradrenalina, medicação utilizada para manter a pressão arterial estável]atualmente em 1 mcg/min. Continua com taquicardia de aproximadamente 110-115 bpm. Apresenta poliúria [produção excessiva de urina]. A pressão intracraniana [PIC] está dentro dos limites normais. hemoglobinas: 12 [g/dL]. Gasometria arterial: boa oxigenação. Sem acidose”.

Ó COMO pediu ao médico que traduzisse essa informação médica para o público geral: “Quadro estável, mas continua grave. O problema é a pressão intracraniana, que vai variando. Eles precisam estabilizá-lo”.

Quanto ao boletim de Ruedaque estava “acordado e alerta” no último relatório, Carta revelou que o quadro é de“traumatismo cranioencefálico leve, traumatismo torácico, fratura de uma mão”. Além disso o diretor médico disse que o espanhol já foi coroado campeão da Moto3 “será operado no meu hospital [Quirón Dexeus de Barcelona] e ficamos de 24 a 48 horas em observação”.

DIOGO COLA NA LIDERANÇA da Moto2! FERNÁNDEZ VENCE: Aprilia AMEAÇA DUCATI em 2026? THEO MANNA e M1GP

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Queremos a sua opinião!

O que você gostaria de ver no Motorsport.com?

Responda à nossa pesquisa de 5 minutos.

– A equipe do Motorsport.com

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *