Edição: sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Demanda aumentou nos últimos anos em razão de fatores sociais e econômicos, aponta Educação
Larissa Martins
Recentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que, desde 2019, os registros de nascimentos em Petrópolis sofreram queda de 23,98%. Entretanto, a redução não se reflete diretamente na diminuição da demanda por vagas na rede pública de ensino, afirma a Secretaria de Educação.
“Mesmo com a queda demográfica, a procura por matrículas aumentou nos últimos anos em razão de fatores sociais e econômicos que impactaram diretamente o município, como o empobrecimento da população, os efeitos do desastre natural de 2022 sobre o mercado de trabalho e o fechamento de unidades particulares de ensino após a pandemia”, esclarece.
Esse conjunto de elementos levou muitas famílias a migrarem para a rede municipal, ampliando a busca por atendimento.
A Secretaria reforça que a prioridade atual é garantir que todas as crianças tenham acesso à Educação Infantil e que a rede consiga responder à demanda reprimida. Por esse motivo, mesmo com a queda nos nascimentos, não há previsão de redução de turmas, fusões de classes ou encerramento de unidades. Pelo contrário, a previsão é que seja ampliado o número de vagas.
Nos Centros de Educação Infantil, por exemplo, até o mês passado havia 1,5 mil crianças na fila de espera por vagas, enfrentando um déficit elevado na faixa etária de 0 a 3 anos, segundo o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), que instaurou inquérito civil para apurar e acompanhar as medidas que adotadas pelo Poder Público Municipal.
A necessidade de profissionais também permanece elevada
“O município realiza chamamentos do concurso público de 2022, especialmente de professores. Portanto, não há estudos ou planos voltados à redução de equipes. A política da Secretaria é assegurar que todas as unidades tenham profissionais suficientes para atendimento adequado aos estudantes”, diz a pasta.
Edição: sexta-feira, 12 de dezembro de 2025
Veja também:
