Celebrada em 9 de janeiro no Brasil, a data ajuda a separar fantasia e ciência sobre a rotina dos astronautas em missões espaciais
Ser astronauta sempre esteve entre as profissões mais admiradas do mundo. Filmes, séries e livros ajudaram a criar uma imagem quase mítica das missões espaciais e da vida fora da Terra. Mas, na prática, o trabalho vai muito além da ficção científica. Em alusão ao Dia do Astronauta, celebrado no Brasil em 9 de janeiro, reunimos mitos e verdades sobre a profissão para mostrar como a ciência explica o que realmente acontece no espaço.


Astronautas vivem em gravidade zero: mito
A gravidade da Terra continua atuando até a Estação Espacial Internacional, com cerca de 90% da sua intensidade. O que os astronautas experimentam é a microgravidade, causada pela queda livre contínua enquanto orbitam o planeta.
Astronautas ficam mais altos no espaço: verdade
Sem a compressão da gravidade, a coluna vertebral se estica alguns centímetros. O efeito é temporário e desaparece após o retorno à Terra. Missões longas, porém, podem causar perda óssea e muscular, alterações circulatórias e maior exposição à radiação.
Explosões fazem barulho no espaço: mito
No espaço não há som. Como o som precisa de um meio material para se propagar e o ambiente espacial é praticamente um vácuo, explosões e ruídos não podem ser ouvidos.
Astronautas bebem água reciclada da urina e do suor: verdade
Na estação espacial, quase toda a água é reciclada. Sistemas avançados transformam urina, suor e até a umidade do ar em água potável — considerada por astronautas mais pura do que a água de torneira em muitas cidades da Terra.
Todos os astronautas são pilotos militares: mito
Ser piloto pode ajudar, mas não é obrigatório. Agências como a NASA exigem formação avançada em áreas de ciência, tecnologia, engenharia ou matemática, além de experiência profissional ou horas de voo.
Exercício físico diário é obrigatório: verdade
Para combater a perda de massa muscular e óssea, astronautas se exercitam cerca de duas horas por dia no espaço. A rotina é essencial para a saúde durante a missão e após o retorno.
Basta ser muito inteligente para virar astronauta: mito
Além da capacidade intelectual, o processo seletivo exige preparo físico rigoroso, equilíbrio emocional, resistência ao estresse e habilidade para conviver por longos períodos em ambientes confinados.
Astronautas não tomam banho no espaço: verdade
Não há chuveiros na estação espacial. A higiene diária é feita com panos umedecidos e xampus sem enxágue, já que a água flutua e não cai como na Terra.
Ser astronauta está longe de ser apenas contemplar o planeta pela janela. A profissão exige disciplina extrema e coragem para lidar com riscos reais. Em contrapartida, o conhecimento gerado contribui diretamente para avanços na medicina, na tecnologia e na compreensão dos limites do corpo humano.
Space Adventure aproxima o público da exploração espacial
O Brasil abriga duas unidades do Space Adventure, uma em Balneário Camboriú e outra em Canela. As exposições reúnem mais de 300 itens originais utilizados em missões espaciais e oferecem experiências imersivas sobre a corrida espacial, os programas Mercury, Gemini e Apollo e a rotina dos astronautas, com simuladores, salas interativas e planetário em 4K.
Para essa e outras notícias acesse nosso site Visor Notícias. Agora o Visor TV está disponível no canal 99 da Unifique Play.
