Muitas precisaram de assistência médica, sintomas foram semelhantes aos de uma gastroenterite.
Pelo menos 70 pessoas ficaram doentes com sintomas relacionados com a contaminação da água do mar, na sexta-feira na praia da Nazaré, causada pelo escoamento de esgoto.
A maioria das pessoas, 44 crianças e 26 adultos, foi assistida nas urgências dos Hospitais de Leiria e de Alcobaça e no Centro de Saúde da Nazaré, embora alguns não tenham precisado de cuidados médicos, por terem sintomas mais ligeiros.
A praia da Nazaré foi interditada a banhos na sexta-feira, após o que terá sido uma “ocorrência técnica”, segundo o autarquia, que resultou numa descarga nos esgotos pluviais, provocando também mau cheiro no local.
Os sintomas mais comuns nas pessoas que ficaram doentes, foram náuseas, vómitos e diarreia.
Segundo o presidente da Câmara da Nazaré, os doentes “tinham em comum terem estado na praia”. Manuel Sequeira adiantou, à agência Lusa, que o delegado de saúde entregou na sexta-feira uma amostra da água para análise no Instituto Ricardo Jorge e tem a expectativa de conhecer o resultado, que espera favorável, ainda hoje e que no domingo já esteja reposta a normalidade.
“Nós achamos que, neste momento, a praia está em condições, mas só podemos abri-la após a constatação de que as análises vêm favoráveis”, disse à agência Lusa o autarca.