Um deslizamento de terra matou duas pessoas e deixou pelo menos 21 desaparecidas na Indonésia, informou um funcionário da Defesa Civil nesta sexta-feira.
O desastre atingiu três vilarejos no distrito de Cilacap, na província de Java Central, na noite de quinta-feira, soterrando e danificando casas.
“Até a manhã de sexta-feira, a equipe conjunta havia resgatado 23 pessoas com vida. Dois corpos foram recuperados e as buscas continuam por outras 21 pessoas”, disse Abdul Muhari, porta-voz da agência nacional de desastres, em um comunicado.
Ele acrescentou que uma operação de busca e resgate está em andamento para encontrar os desaparecidos.
O terreno instável tem dificultado os trabalhos no local, onde máquinas pesadas foram mobilizadas.
No início desta semana, a Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica da Indonésia emitiu um alerta para condições climáticas extremas.
A estação das monções, que normalmente dura de novembro a abril, costuma trazer deslizamentos de terra, enchentes repentinas e doenças.
As mudanças climáticas afetaram os padrões de tempestades, incluindo a duração e a intensidade da estação, resultando em chuvas mais intensas, inundações e rajadas de vento mais fortes.
