Um deslizamento de terra deixou uma tragédia sem precedentes na vila de Tarasin, localizada nas Montanhas Marrah, em Darfur Central, no Sudão. Segundo informações divulgadas na noite da última segunda-feira (1º) por um grupo rebelde que atua na região, cerca de mil pessoas morreram após o desastre ocorrido no domingo (31), provocado por dias consecutivos de fortes chuvas no fim de agosto.
Vila completamente destruída
De acordo com comunicado do Movimento/Exército de Libertação do Sudão, praticamente todos os moradores da vila perderam a vida. Apenas uma pessoa teria sobrevivido. “A comunidade foi completamente arrasada”, informou o grupo, que pediu apoio da ONU e de organizações internacionais de ajuda humanitária para auxiliar na recuperação dos corpos.
Imagens transmitidas pelo canal de notícias local mostraram uma área plana entre cadeias de montanhas, onde pessoas tentavam revirar os escombros em busca de sinais de vida ou de vítimas.
Tragédia em meio à guerra civil
O desastre natural se soma à grave crise humanitária que já assola o Sudão desde o início da guerra civil, em abril de 2023. Os confrontos entre as Forças Armadas e as Forças de Apoio Rápido (RSF) já provocaram a morte de mais de 40 mil pessoas, além de forçar 14 milhões de habitantes a deixarem suas casas.
A região de Darfur, onde ocorreu o deslizamento, tornou-se praticamente inacessível para missões humanitárias, devido às constantes restrições de acesso e à violência entre os grupos armados.
Região de difícil acesso
As Montanhas Marrah, cadeia vulcânica que chega a mais de 3 mil metros de altitude, são consideradas patrimônio mundial. Conhecidas por temperaturas mais amenas e altos índices de chuva, as montanhas ficam a cerca de 900 quilômetros da capital, Cartum, e têm servido de refúgio para famílias deslocadas pela guerra.
Todos os anos, as chuvas sazonais entre julho e outubro provocam enchentes e deslizamentos que deixam centenas de mortos no Sudão. Contudo, o episódio em Tarasin já é apontado como um dos desastres naturais mais letais da história recente do país.