A seguinte página da Universo 26 está em construção.

Por favor, não edite ou altere este artigo de qualquer maneira enquanto esse template está ativo. Todas as edições não-autorizadas serão revertidas a partir dos critérios do administrador. Proponha mudanças na página de discussão.

Desastre de Lozevo

Fotografia tirada no dia seguinte da explosão (5 de abril de 2025)

Data4 de abril de 2025
Hora15:34 (TUC+3)
LocalizaçãoLozevo, Oblast de Stolichna, Bulgária
CausaPrecarização da infraestrutura do local e falhas humanas
ResultadoExplosão do reator central nuclear
VítimasNa Bulgária:

282 mortes (na hora da explosão)
22,300 mortes (por consequência do desastre)
910,582 infectados pela nuvem radioativa
Fora da Bulgária:
12,400 mortes
2,570,322 infectados em 18 países

IntesidadeEscala nível 7 da EIAN (Grave)

O Desastre Nuclear de Lozevo em 2025, mais conhecido apenas como Desastre de Lozevo, foi um grave desastre nuclear que ocorreu na Usina Central de Lozevo, na cidade búlgara do mesmo nome, em 4 de abril de 2025. O acidente é classificado na escala 7, a mais alta na Escala Internacional de Acidentes Nucleares (EIAN), e é descrita como o maior acidente nuclear da história, superando o Desastre de Vitebsk em 1991.

A Usina Central de Lozevo (no búlgaro: Узина Централ де Лозево), era uma usina nuclear considerada a mais importante do país devido produzir 32% de toda energia do país. Embora uma enorme importância, o governo comunista havia implementado desde 2019 uma política ambientalista de substituição nuclear energética, adicionando diversas usinas de energias renováveis para não depender das não-renováveis. Contudo, essa política fez o governo não levar em consideração os cuidados com a usina, que estava quase que abandonada desde 2021, mas ainda funcionava com certa precarização. Foi em 4 de abril de 2025, uma falha dentro do reator aconteceu, mas a pouca quantidade de trabalhador levou na demora para essa falha ser resolvida, até que surpreendentemente ela explodiu.

A explosão do reator central da usina levou, além da sua destruição, a morte de 232 trabalhadores da usina (88% estavam presentes na usina), e em menos de 24 horas conseguiu infecionar 30,000 moradores da cidade ou próxima à cidade. No mesmo dia da explosão, foi registrado uma grande nuvem radioativa que afetaria quase todo continente europeu, consequentemente lavando à crise econômico global. O desastre também levou em uma grave crise socioeconômico da Bulgária, ocasionando em protestos e no fim do regime comunista.

Contexto[]

A explosão[]

Consequências[]


By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *