Uma forte explosão de gás provocou o desabamento de oito residências no bairro de Ouro Preto, em Olinda, Região Metropolitana do Recife, na manhã deste domingo (19). O impacto foi tão intenso que cinco casas térreas e três localizadas no andar superior vieram abaixo em poucos segundos, transformando a rua em um cenário de escombros e fumaça.

De acordo com o Samu Metropolitano do Recife, o acidente deixou até o momento duas pessoas mortas e quatro feridas. As vítimas foram retiradas dos destroços em operações que mobilizaram dezenas de profissionais de emergência. No total, havia 12 pessoas no local. Uma senhora, que é cadeirante, ainda está sendo procurada nos escombros. 

Entre os feridos estavam duas crianças e uma mulher, encaminhadas para a UPA de Olinda. Um homem, com queimaduras em 90% do corpo, foi resgatado em estado gravíssimo e transportado de helicóptero da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o Hospital da Restauração, no Recife. Apesar dos esforços médicos, ele não resistiu aos ferimentos e morreu horas depois.

Leve seu negócio para o próximo nível com os principais empreendedores do país!

Operação de resgate em Olinda

O Samu informou que foi acionado às 7h32 deste domingo para atender a ocorrência de múltiplas vítimas. Foram deslocadas 14 viaturas,  entre ambulâncias de suporte básico e avançado, e o helicóptero da PRF para agilizar o transporte aéreo.

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco enviou nove viaturas e 33 militares, incluindo equipes especializadas em busca e salvamento, além de cães farejadores treinados para localizar vítimas sob os escombros. A corporação confirmou que cinco pessoas foram resgatadas, sendo três adultos e duas crianças, e que uma das vítimas já foi encontrada sem vida.

A Polícia Militar atuou no isolamento da área, impedindo a aproximação de curiosos e garantindo a segurança da operação. A Defesa Civil Estadual e a de Olinda também estiveram no local para avaliar os riscos estruturais e acompanhar as buscas.

Continua depois da publicidade

Investigações e perícia

O Instituto de Criminalística foi acionado e realizou os primeiros levantamentos relacionados às vítimas. A Polícia Civil, por meio da Delegacia do Varadouro, ficará responsável pela investigação para apurar as causas do acidente. A hipótese inicial é de vazamento de gás, mas a confirmação depende do laudo pericial.

“Qualquer causa que levou a residência a colapsar é prematura. O que a gente precisa trabalhar agora é com o resgate das famílias para salvaguardar o bem maior que é a vida. Todo mecanismo de aparato que a gente possa dar as famílias está aqui”, afirmou o secretário de Defesa Civil de Olinda, Carlos Albuquerque.

A Neoenergia, concessionária de energia elétrica da região, também foi acionada para verificar eventuais riscos de curto-circuito ou novas explosões.

Source link

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *