Os Bombeiros Voluntários de Barcelinhos encontram-se em trabalhos desde as 14:30 desta quinta-feira para evitar a contaminação do rio Cávado, após o derrame de combustível entre as freguesias de Areias São Vicente e Pousa, em Barcelos.
De acordo com sítio da Proteção Civil, às 20:49, estão no local 17 operacionais apoiados por nove viaturas.
Os bombeiros encontram-se a fazer uma delimitação do local afetado para evitar que o combustível escorra para o leito do rio, uma vez que o camião libertou o gasóleo numa ponte sobre o Cávado.
José Beleza, comandante dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, explicou a O MINHO que o controlo de uma situação como esta “tem procedimentos próprios” e “demorados”.
Garantiu que o combustível se encontra “balizado”, no tabuleiro da ponte, e não há risco de contaminar solo ou a água do rio. “O rio está salvaguardado”, frisou, lembrando que “felizmente não está chover”, pois, nesse caso, o risco seria mais elevado.
O incidente ocorreu numa zona do rio Cávado que fica imediatamente a montante da Estação de Tratamento de Águas de Areias de Vilar, da Águas do Norte, e que é um importante ponto de abastecimento público da região.
De acordo com comandante, o incidente ocorreu devido ao embate do depósito de gasóleo de um veículo pesado de mercadorias numa tampa de saneamento. O choque terá originado a fuga muitos litros de combustível.
Como O MINHO noticiou esta tarde, devido ao derrame de combustível, houve uma colisão a envolver quatro viaturas.








Dois homens, de 36 e 49 anos, ficaram feridos. Foram transportados para o Hospital de Barcelos com ferimentos considerados ligeiros.
A estrada que liga Areias S. Vicente à Pousa continua cortada ao trânsito. O comandante dos bombeiros refere que a circulação deverá estar normalizada até à meia noite.