A Defesa Civil de Aracaju, órgão que faz parte da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) participou neste sábado, 13, de um simulado de emergência na ala ortopédica do Hospital Cirurgia, localizado no bairro Cirurgia. O exercício simulou um cenário de incêndio combinado com vazamento de produtos perigosos.
A ação contribuiu para o aprimoramento técnico, além da integração entre instituições que atuam em situações de emergência. “A preparação é um dos pilares fundamentais das ações de Proteção e Defesa Civil por viabilizar a redução do tempo de resposta a desastres. Através da antecipação de cenários, elaborados durante simulados como o de hoje, essa organização prévia elimina a improvisação e a descoordenação dos diversos órgãos atuantes no momento da emergência. E em cenários como o simulado hoje, a Defesa Civil atuaria prestando apoio técnico e logístico às outras equipes de emergência”, afirmou o técnico de Proteção e Defesa Civil de Aracaju, Bruno Martins.
Quem também participou do simulado foi a técnica de Proteção e Defesa Civil de Aracaju, Priscila Dias. Para ela, a iniciativa permitiu testar os protocolos que são realizados e também serviu para identificar possíveis fragilidades. “A presença da Defesa Civil nesse simulado garantiu o aprendizado para que ele seja transformado em melhorias práticas, aumentando a segurança dos profissionais e de toda a comunidade em cenários reais de desastre”, destacou.
A gerente do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Cirurgia, Ana Beatriz Freitas, destacou a importância da integração dos órgãos oficiais. “Esse foi o segundo teste geral que fizemos com a participação dos órgãos. Dessa vez, fizemos o treinamento voltado a um acidente com material perigoso, em parceria com o Corpo de Bombeiros e demais parceiros. Juntos, conseguimos construir uma resposta frente a uma situação como essa. Também é importante que toda a comunidade hospitalar também esteja envolvida”, pontuou.
Integração
Participaram do simulado o setor operacional do próprio Hospital Cirurgia, a Defesa Civil de Aracaju, a SMTT, o SAMU, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Além de profissionais da unidade hospitalar.