Moradores e visitantes de Brasília, Goiânia, Dourados, Campo Grande, Cuiabá, Rio Branco e mais sete cidades do Centro-Oeste recebem neste sábado (27), às 15h, pelo celular, uma notificação de demonstração do sistema Defesa Civil Alerta, sobre riscos de desastres naturais de grande perigo.
Como funciona a simulação
O teste vai simular o aviso às pessoas que estejam em localidades com risco iminente, por exemplo, de alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais e chuvas de granizo, entre outros, para que possam adotar medidas de proteção.
O objetivo é mostrar à população como o sistema funcionará a partir do dia 1º de outubro, quando estará disponível para toda a Região Centro-Oeste do país.
Os alertas serão sonoros e/ou visuais enviados a todos os aparelhos celulares das localidades em teste, conectados à rede móvel de tecnologia 4G ou 5G.
A mensagem que vai aparecer no celular é “ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”
Outras cidades
O sistema já foi implementado em todas as outras regiões. Com a chegada do Defesa Civil Alerta à Região Centro-Oeste, o sistema estará disponível em todo o Brasil.
Também fazem parte do teste as cidades de:
- Itumbiara,
- Formosa,
- Cidade de Goiás,
- Corumbá,
- Três Lagoas,
- Rondonópolis, e
- Tangará da Serra.