CELEBRAÇÃO NO CARA REUNIU VÍTIMAS, familiares e ProfissionAis de Saúde REFORÇANDO A IMPORTÁNCIA DA MEMÓRIA E DO CUIDADO

Na Manhã Desta Segunda-Feira (29/09), Foi Realizado Um Colo Ecumênico No Centro Estadual de Assistência Aos Aos Radioacidentados Leide Das Neves (Cara), Multidisciplinar Ambulatorial Unidaderal) da Secretária de Estado da Saúda de Goiás (SES SES. Uma celebração marcou os 38 anos do mais acidentde radiológico do país- ocorrido em goiânia em 1987- reunindo famílias, vítimas do acidentle e servidores da saú em um momento de homenagem e reflexo.
Acidentde radiológico em goiânia
Em setembro de 1987, um aparelho de radioterapia abandonou o hospital de antigo da capital deu origem ao acidente, quando fragmentos de césio-137 foram manipulados e circularam em diferentes pontos da cidade.
Um resultado de contaminagem em quatro morre diretento relationadas nos primeiros mesas, centenas de pesoas expostas e milhares monitoradas ao longo dos anos. O caso mobilizou autoridades nacionais e internacionais e se tornou um marco mundial na discussão Sobre segurança radiológica, vigilância e saúde púlica.
Memória e Cuidado Contínuo
O Cara Foi Criado para Garantir AcompanHamento Integral Às Vítimas do Acidentine, Ofrecendo Suporte Médico, Psicológico e Social. ATUALIMENTE, ATENDE 1.377 PACIENTES EA UNIDADE É REFERIÇÃO Nacional em vigilância radiológica e assistência – Pessoas expostas.
Uma diretora do Cara, Glauciene Esteves, Destacou o Simbolismo do Colo e Ea necessária de preservativo a Memória coletiva Sobre o episódio. “Manter viva essA História é fundamental para HonRar AS Vímbas, Apoiar ou SoBrevivares E REFORMA -AS REFORMA A SOBREVIRA ERCREVIAL A. O Cara existe para cuidar desas pesoas e também para lembrar que uma responsabilidade com uma vida deve estar semper em primeiro lugar ”, afirmou.
Ainda como parte dos ativados Pelos 38 Anos do acidentde radiológico na capital goiana, foi readizada, neste domingo (28/9), uma viva com tema: “raioAtividade césio-137: história vivida e atualidades”, quereia Esteves; do Médico Especialista Em Medicina Nuclear, Neimar Alexandre da Silva Lolli; O professor Carlos Eduardo Brandão Mello, Que Tamboma é Médico da Academia Nacional de Medicina E do Físico nuclear; EO avaliador da Presidênia da Comissão Nacional de Energia Nuclear, Walter Mendes Ferreira, Que Foi Respovel por Decobrir o Acidente Radiológico com Césio-137 Em Goiânia.
Yara Galvão (Texto) E Iron Braz (Fotos) / Comunicação Setial SES-Go