O CT Parque Gigante, do Internacional, em Porto Alegre, teve parte dos campos invadida pela água do lago Guaíba. O complexo foi reinaugurado em agosto de 2024, após ter sido tomado pela enchente que foi o maior desastre climático da história do Rio Grande do Sul.

Uma nova onda de chuvas atinge o Estado neste mês de junho. No caso do CT colorado, o vento forte contribui para a água ter chegado aos campos. O nível do Guaíba está em 3,29m, abaixo da cota de inundação de 3,60m.

O clube informou que monitora a situação permanentemente e ainda não registrou danos. O Internacional também afirma contar com protocolos para enfrentar enchentes no local, que envolvem o deslocamento de estruturas móveis, rouparia e academia para áreas seguras no Estádio Beira-Rio.

Após enchentes de 2024, CT Parque Gigante foi reinaugurado em agosto. Foto: Internacional/Reprodução

Durante as enchentes de 2024, o CT Parque Gigante ficou 23 dias alagado, de 2 a 25 de maio. A água atingiu todos os prédios do local. Em alguns pontos, a água chegou a dois metros de altura.

Ainda em maio, o clube começou os trabalhos de limpeza e reforma. Foram removidos mais de 50 toneladas de entulho. O prédio principal precisou ser totalmente reconstruído, entre junho e agosto do ano passado.

CT Parque Gigante ficou 23 dias submerso em 2024. Foto: Daniel Marenco/Internacional

Conforme a Defesa Civil gaúcha, 132 municípios já foram afetados pelas chuvas, e 21 decretaram estado de calamidade pública.

As regiões central e oeste do Estado são as que tiveram maior nível de precipitação. Ao todo, 6.258 pessoas estão desalojadas e uma desaparecida. Outras quatro morreram.

Ainda segundo aponta a Defesa Civil, o Guaíba apresenta tendência de estabilidade e manter níveis elevados nos próximos dias, mas não deve atingir a cota de inundação.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *