Na noite desta quarta-feira (3), criminosos incendeiam ônibus na Penha, Zona Norte do Rio, em um ataque que assustou moradores e deixou uma grande coluna de fumaça sobre a Avenida Lobo Júnior. O coletivo, que fazia a linha 497 (Penha x Laranjeiras), foi completamente destruído pelas chamas, e testemunhas relataram ter ouvido uma forte explosão durante o incêndio.
De acordo com relatos divulgados nas redes sociais, dois homens em uma motocicleta teriam provocado o fogo criminoso. Em vídeos que circulam online, é possível ver moradores assustados acompanhando as chamas se espalhando rapidamente. Um deles chegou a comentar: “A Penha não é para qualquer um, não. A Penha sendo Penha”.
O Corpo de Bombeiros informou que o quartel da Penha foi acionado às 22h46 e conseguiu controlar o incêndio sem vítimas. O Rio Ônibus classificou o episódio como um ataque criminoso e afirmou ter acionado as autoridades de segurança. Até o momento, a Polícia Militar informou que não foi chamada para a ocorrência, enquanto a Polícia Civil ainda não se manifestou oficialmente.
O episódio reforça o clima de insegurança na cidade, que nesta quinta-feira (4) também registrou uma grande operação policial na Vila Aliança e em Senador Camará, na Zona Oeste, onde traficantes do TCP usaram ao menos seis ônibus como barricadas durante confronto com as forças de segurança.