Os microplásticos são fragmentos de plásticos maiores, que carregam elementos químicos prejudiciais à fauna, à flora e aos seres humanos.
O perigo da contaminação
Nos laboratórios da Universidade Federal do Paraná (UFPR), biólogos analisam amostras de peixes, ostras e outros animais marinhos. Muitas dessas amostras apresentam fragmentos de plástico em seu interior, o que pode causar uma contaminação indireta aos consumidores.
Segundo Suzane de Oliveira, pesquisadora da UFPR, diversas substâncias prejudiciais à saúde foram encontradas nos rins e no intestino desses animais.
Thiarlen Marinho da Luz, pesquisador do projeto MicroMar, explica que a contaminação é resultado de materiais levados por correntes marítimas, somados ao problema do descarte irregular de lixo.
O estudo alerta para a necessidade de medidas de controle e fiscalização para proteger o ecossistema marinho e a saúde pública no Brasil. A pesquisa do projeto MicroMar segue monitorando as praias para entender a dinâmica da contaminação por microplásticos e buscar soluções sustentáveis.