A cidade de Realeza, no sudoeste do Paraná, está sem fornecimento de água há 24 horas, após a interrupção no abastecimento devido à contaminação do único manancial que atende ao município. De acordo com o prefeito Paulo Cezar Casaril (PSD), a alteração na qualidade da água foi causada por um “derramamento involuntário” no Rio Sarandi de matéria orgânica proveniente de uma esterqueira.
Após técnicos identificarem alterações na qualidade da água do manancial, a Sanepar suspendeu a captação na manhã de quarta-feira (24). Segundo a companhia, o fornecimento só será retomado após a normalização da qualidade da água do rio. O Instituto de Água e Terra (IAT) está acompanhando a situação.
O problema, que afeta cerca de 20 mil habitantes, também impactou a rotina escolar de mais de 2 mil crianças, que tiveram as aulas suspensas por falta de água.
Para reduzir os impactos da falta de abastecimento, a Sanepar disponibilizou caminhões-pipa. No entanto, de acordo com a empresa, a medida não é suficiente para atender toda a população.
A prefeitura recomenda que a água armazenada nas caixas d’água das residências seja utilizada apenas para higiene e alimentação.