Geral

Esta é a terceira paralisação registrada nas últimas três semanas pelo mesmo motivo.

12 Ago 2025 – 12h42Por Janici Demetrio

Contaminação no Rio Itapocuzinho volta a interromper abastecimento de água em Guaramirim - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

Nesta terça-feira (12), o abastecimento de água nos bairros Avaí, Amizade e Centro foi inicialmente suspenso devido a uma nova ocorrência de contaminação no Rio Itapocuzinho, identificada pela Águas de Guaramirim.



Sintonize, siga e curta a Rádio Jaraguá no 
InstaFace e YouTube

Como a captação ainda não foi retomada, a interrupção deve se estender para outros bairros ao longo do dia. Esta é a terceira paralisação registrada nas últimas três semanas pelo mesmo motivo.


Conforme a Empresa Brasileira de Saneamento (EBS), não há previsão para a captação ser retomada, já que os testes continuam apontando níveis de ferro na água acima do permitido por lei. As análises são realizadas a cada 10 minutos para monitorar a situação.

A EBS realizou coletas de amostras para emissão de laudo, enquanto a Prefeitura de Guaramirim cobra que os órgãos competentes tomem providências imediatas.

O secretário de Infraestrutura, Agricultura e Defesa Civil, Geovani Satler, reforça que “não podemos ser omissos diante de uma contaminação recorrente que está prejudicando o abastecimento de água no município”.

Denúncias anteriores já foram encaminhadas ao Instituto do Meio Ambiente (IMA), Ministério Público e Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama).


Na última ocorrência, registrada em 30 de julho, a Fujama realizou coleta de amostras, mas o resultado da análise ainda não foi divulgado. Como a suspeita é de que a contaminação se origina no lado de Jaraguá do Sul, a responsabilidade do acompanhamento também envolve o órgão ambiental do município vizinho.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente registrou ocorrência e reforçou o pedido para que a Fujama realize novas coletas e análises. O órgão também solicitou a presença da Polícia Ambiental no local ainda nesta terça-feira.

Histórico de alertas

Um parecer ambiental da Fujama, emitido em 2020, já apontava a provável origem do problema. Na época, foram identificados níveis elevados de metais como ferro e níquel acima do permitido, levando à interrupção da captação. O relatório indicava acúmulo de resíduos no leito de córregos que deságuam no Itapocuzinho, agravado por chuvas fortes e pela ausência de rede de esgoto na região.

A recomendação foi aprofundar os estudos e adotar medidas preventivas para preservar a qualidade da água que abastece Guaramirim. No entanto, o IMA não deu sequência às investigações.

Matérias Relacionadas

Geral

Veja quando será o “Violão no Museu”, um recital imperdível com nomes da música catarinense

O Museu Histórico Emílio da Silva recebe apresentação gratuita com Alegre Corrêa, Josias Pimentel e Guinha Ramires

Veja quando será o "Violão no Museu", um recital imperdível com nomes da música catarinense

Geral

Obras no novo traçado da Rua 13 de Maio, em Jaraguá do Sul, avançam com realocação de postes

Intervenções no bairro Czerniewicz incluem troca de fiação no dia 17 de agosto e kit de transposição para ligação da via atrás do SESC

Obras no novo traçado da Rua 13 de Maio, em Jaraguá do Sul, avançam com realocação de postes

Geral

Sesc Jaraguá do Sul recebe exposição “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”

Nesta mostra realizada pela Rede Sesc de Galerias, as artistas Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein trazem à tona a força e resiliência da mulher no curso da história e denunciam o apagamento das lutas e protagonismos.

Sesc Jaraguá do Sul recebe exposição "As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino"

Geral

Bombeiros atendem vítima de descarga elétrica em Jaraguá do Sul

Jovem de 21 anos foi socorrida consciente após o choque

Bombeiros atendem vítima de descarga elétrica em Jaraguá do Sul

Ver mais de Geral

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *