Os banhos estão proibidos na Praia da Vieira desde ontem, quinta-feira, consequência de contaminação microbiológica.

Em concreto, foram detetados “valores elevados de enterococos intestinais e/ou E. coli”, refere a informação divulgada pela Agência Portuguesa do Ambiente.

O comandante da Capitania da Nazaré confirmou à agência Lusa que a praia foi encerrada “por motivos sanitários, ao final do dia” desta quinta-feira, tendo sido hasteada a bandeira vermelha.

Em causa está uma análise efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que detetou uma “contaminação microbiológica”, confirma o coordenador da Unidade de Saúde Pública da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria, Rui Passadouro, citado pela agência Lusa.

Segundo explicou, foi realizada uma avaliação de risco em conjunto com a APA e a Administração da Região Hidrográfica do Centro, levando à interdição dos banhos naquela praia “por uma questão de saúde pública”.

Rui Passadouro assegurou que a Unidade de Saúde Pública vai acompanhar e monitorizar a situação, realizando mais análises. A interdição será retirada quando a qualidade da água não apresentar risco para a população.

A contaminação microbiológica nesta praia onde desagua o rio Lis não é invulgar durante a época balnear. O ano passado, em junho e também em julho, os banhos também foram desaconselhados pelas autoridades, mais uma vez em consequência de problemas na qualidade da água.

Aliás, a ficha da APA referente à qualidade de água da Praia da Vieira, recorda que se verificaram “valores elevados nas concentrações dos indicadores microbiológicos a 27/6/2024 e 24/7/2024”.

A mesma informação sobre a água balnear enuncia eventuais “fontes de poluição difusa detetadas no rio Lis que desagua a norte da Praia da Vieira”, mas também a possibilidade de poluição “em caso de avarias nas ETAR localizadas a montante da foz do Rio Lis, resíduos sólidos provenientes de atividades na praia, lixo oceânico, colónias de aves e número elevado de utentes”.

Os ocasionais problemas de poluição no curso de água, com impacto nas águas balneares, afastaram as praias do concelho, durante largos anos, do galardão Bandeira Azul.

Nos últimos anos, São Pedro de Moel e Praia Velha voltaram a receber o galardão de qualidade balnear, mas a Praia da Vieira tem-se mantido arredada desta distinção.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *