Uma força-tarefa recolheu cerca de duas toneladas de peixes mortos no Rio Jaraguá, em Jaraguá do Sul, na tarde de terça-feira (26). Os animais morreram devido à contaminação de um ribeirão, no último sábado (23), e o caso é investigado como um possível crime ambiental.
Continua depois da publicidade
Duas toneladas de peixes mortos
Equipes da Defesa Civil, secretaria de Obras, Bombeiros Voluntários e do Clube de Canoagem Kentucky percorreram vários pontos do Rio Jaraguá. O grupo fez a retirada dos peixes e os transferiram para sacos plásticos.
Posteriormente, os peixes foram encaminhados para o aterro sanitário da cidade de Mafra, cidade do Planalto Norte de Santa Catarina. De acordo com o secretário de Obras e Serviço Públicos de Jaraguá do Sul, Alceu Gilmar Moretti, ainda nesta semana serão apresentados os resultados da ação.
“Foi um trabalho demorado e difícil, pois havia muitos animais represados em vários locais ao longo do rio”, disse.
Veja fotos da ação
Continua depois da publicidade
Ainda na terça-feira (26), representantes da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e da Polícia Militar Ambiental se reuniram para dar continuidade às apurações sobre a morte dos peixes. O encontro teve como objetivo alinhar estratégias de investigação e esclarecer as circunstâncias que levaram ao episódio.
A Polícia Ambiental se comprometeu a auxiliar na análise técnica e na coleta de evidências que possam apontar o agente causador da contaminação. Também foram definidos protocolos para monitorar a área afetada e reduzir possíveis impactos ambientais futuros.
Relembre morte dos peixes
Os peixes apareceram mortos na região do Rio Jaraguá no sábado (23). O caso é investigado como um possível crime ambiental e uma equipe de fiscalização realizou a coleta da água para análise. A contaminação é vista como um problema pontual, segundo a prefeitura.
O diretor da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Gilberto Duwe, relatou que, assim que a denúncia foi realizada no início da tarde, uma equipe especializada já foi até o local para identificar a origem da contaminação. Segundo o profissional, conhecido na cidade como biólogo Giba, a poluição que causou a morte dos peixes aconteceu no Rio Cerro e, aos poucos, chegou ao Rio Jaraguá.
Continua depois da publicidade
“A princípio foi algo pontual mesmo, algum material descartado de forma irregular, mas pontual, que ocasionou a morte dos peixes. Mas, mesmo assim, a gente identificou mais ou menos a origem dessa contaminação, fez algumas coletas de água do rio para fazer análise”, afirmou o biólogo.
Confira como peixes foram encontrados
Leia também
O que explica incêndio provocado por bateria de moto elétrica em Joinville
Setor perde vagas e Joinville tem saldo negativo no emprego em julho
Trio com “extensa ficha criminal” é preso por furtar R$ 300 mil de banco em Joinville