Pleno.News – 13/07/2025 21h07

Na próxima terça-feira (15), o Conselho de Ética da Câmara dos Deputados vai julgar o pedido de suspensão, por seis meses, do mandato do deputado André Janones (Avante-MG). A proposta consta na Representação nº 3/2025, apresentada pela Mesa Diretora após requerimento do deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), protocolado na última quarta-feira (10).
O parlamentar do PL acusa Janones de quebrar o decoro ao causar tumulto durante uma sessão plenária realizada na quarta (9), “instigando, provocando, xingando e intimidando os parlamentares do Partido Liberal na própria área da bancada reservada no Plenário sem qualquer motivo ou justificativa”.
Segundo o documento, Janones teria causado tumulto ao interromper o discurso de Nikolas Ferreira (PL-MG), durante a leitura de uma carta do ex-presidente dos EUA, Donald Trump.
Parlamentares de outros partidos tentaram conter Janones, sem sucesso. Diante do risco de agravamento, houve pedidos para encerrar a sessão. A confusão durou cerca de oito minutos até ser contida.
O caso será analisado em tramitação ordinária e é o único item da pauta para a reunião do Conselho de Ética. O relator ainda será designado, e caberá a ele apresentar parecer favorável ou contrário à suspensão cautelar.
Leia também1 Gilmar Mendes defende câmeras corporais em policiais de SP
2 Governo Lula compra robô de R$ 1 milhão para desarmar bombas
3 Ideia de moeda comum do Brics foi de Lula, diz chanceler russo
4 Contaminação inédita em ração matou 245 cavalos em 4 estados
5 Para Bolsonaro, carta de Trump tem a ver com valores e liberdade
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.