Linhas do tempo paralelas: mulheres em mudança de contexto social (Globo Filmes/Divulgação)
Continua após publicidade

Um drama nacional que acabou ofuscado pelo burburinho de Ainda Estou Aqui (2024) na corrida pelo Oscar deste ano, mas merece a mesma atenção que o longa de Walter Salles recebeu, é Cidade; Campo, disponível no Globoplay.

O filme de Juliana Rojas, lançado em Berlim no ano passado, chegou até a ser pré-selecionado pela Academia Brasileira de Cinema para representar o Brasil na disputa por uma indicação.

A obra explora de um modo fantástico as dinâmicas da vida urbana e rural a partir de duas linhas do tempo paralelas, que se entrecruzam por similaridades, como a busca por um recomeço e o medo do desconhecido.

(Globo Filmes/Divulgação)

A agricultora Joana (Fernanda Vianna) foge para São Paulo após um desastre devastar suas terras e tenta recomeçar do zero. Flávia (Mirella Façanha) se muda com a esposa, Mara (Bruna Linzmeyer), para a fazenda do pai falecido e faz o máximo para se adaptar.

Continua após a publicidade

As transformações são fundamentais para a sobrevivência e as trajetórias tomam um rumo delirante. As performances são profundas e potencializadas pelo modo como a diretora filma a história, com atenção a detalhes e ambientação envolvente.

NOTA: ★★★☆☆

Publicado em VEJA São Paulo de 15 de agosto de 2025, edição nº 2957

 

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *