Um relatório preliminar no acidente da Air India que matou 260 pessoas No mês passado, os interruptores de corte de combustível dos motores do avião passaram quase simultaneamente de ligado para desligado, deixando os motores sem combustível.

Aqui está a sequência de eventos — em segundos — em 12 de junho, conforme detalhado pelos investigadores indianos em seu relatório preliminar divulgado no sábado:

05:47 GMT(11h17 IST) – O Dreamliner VT-ANB da Air India pousou em Ahmedabad vindo de Nova Délhi como AI423.

07:48:38 GMT – A aeronave foi vista partindo da Baía 34 do aeroporto.

07:55:15 GMT – A aeronave solicitou autorização de táxi, que foi concedida pelo controle de tráfego aéreo; um minuto depois, a aeronave taxiou da baía para a pista 23 pela pista de táxi R4, retornou e se alinhou para decolagem.

08:02:03 GMT – A aeronave foi transferida do controle de solo para a torre.

08:07:33 GMT – Autorização de decolagem emitida.

08:07:37 GMT – A aeronave começou a rolar.

08:08:39 GMT – A aeronave decolou. “Os sensores ar/solo da aeronave entraram em modo aéreo, consistente com a decolagem”, diz o relatório.

08:08:42 GMT – A aeronave atingiu a velocidade máxima de 180 nós. “Imediatamente em seguida, os interruptores de corte de combustível do Motor 1 e do Motor 2 passaram da posição FUNCIONAR para a posição DESLIGAR, um após o outro, com um intervalo de tempo de 01 segundo.”

“Os motores N1 e N2 começaram a diminuir seus valores de decolagem quando o fornecimento de combustível para os motores foi cortado.

Na gravação de voz da cabine, um dos pilotos é ouvido perguntando ao outro por que ele fez a parada.

“O outro piloto respondeu que não fez isso

“As imagens do circuito interno de TV obtidas no aeroporto mostraram a turbina Ram Air(RATO) sendo implantado durante a subida inicial imediatamente após a decolagem

“A aeronave começou a perder altitude antes de cruzar o muro do perímetro do aeroporto.”

08:08:47 GMT – os valores de ambos os motores “passaram abaixo da rotação mínima de marcha lenta” e a bomba hidráulica RAT começou a fornecer energia hidráulica.

08:08:52 GMT – O interruptor de corte de combustível do motor 1 passou de CUTOFF para RUN.

08:08:56 GMT – O interruptor de corte de combustível do motor 2 também muda de CUTOFF para RUN.

“Quando os interruptores de controle de combustível são movidos de CUTOFF para RUN enquanto a aeronave está em voo, cada motor tem autoridade total de controle duplo do motor(FADEC) gerencia automaticamente uma sequência de reacendimento e recuperação de empuxo de ignição e introdução de combustível.”

A desaceleração da velocidade do núcleo do motor 1 parou, reverteu e começou a progredir para a recuperação. O motor 2 conseguiu reacender, mas não conseguiu interromper a desaceleração da velocidade do núcleo e reintroduziu combustível repetidamente para aumentar a aceleração e a recuperação da velocidade do núcleo.

08:09:05 GMT – Um dos pilotos transmitiu “MAYDAY MAYDAY MAYDAY”.

08:09:11 GMT – Gravação de dados interrompida.

08:14:44 GMT – O caminhão de bombeiros deixou as instalações do aeroporto para resgate e combate a incêndios.

By Daniel Wege

Consultor HAZOP Especializado em IA | 20+ Anos Transformando Riscos em Resultados | Experiência Global: PETROBRAS, SAIPEM e WALMART

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *